Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25652
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | França, Joseilton Franco | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-01T12:09:20Z | - |
dc.date.available | 2022-02-01T12:09:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25652 | - |
dc.description | FRANÇA, Joseilton Franco. Ensino de funções oxigenadas: uma experiência didática utilizando plantas medicinais no contexto da pandemia do Covid-19. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A disciplina de Química na educação básica é considerada um grande desafio para professores e alunos, os métodos pedagógicos tradicionais de ensino, resulta no desestímulo dos alunos com a disciplina. A contextualização das aulas com temas relacionado ao cotidiano dos alunos é uma importante ferramenta a fim de despertar o interesse dos discentes. Esse trabalho objetivou-se elaborar uma sequência didática para aprendizagem do conteúdo de funções oxigenadas, em ambiente de sala virtual, com base na temática Plantas Medicinais. Participaram da pesquisa 66 alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino médio da cidade de Esperança-PB. Todas as atividades foram realizadas de forma virtual e através da plataforma google meet. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas. A primeira foi identificar conhecimentos prévios dos alunos em relação as plantas medicinais. A segunda etapa houve a intervenção e aplicação da sequência didática. Na terceira etapa foi realizado uma atividade lúdica na plataforma game “Quizziz”. E por último verificou-se o índice de aprendizagem da metodologia aplicada por meio de questionário. Os resultados mostraram que a utilização de aulas contextualizada para o ensino de Química desperta o interesse e a curiosidade dos discentes e melhora a fixação e o aprendizado em relação ao conteúdo estudado. Conclui-se que a utilização do tema Plantas Medicinais para o ensino de funções oxigenadas, permitiu despertar no estudante o interesse pela disciplina de Química, oferecendo uma aprendizagem mais contextualizada, problematizadora, dialogada e significativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria da Conceição de Menezes Torres | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Plantas medicinas | pt_BR |
dc.subject | Funções oxigenadas | pt_BR |
dc.title | Ensino de funções oxigenadas: uma experiência didática utilizando plantas medicinais no contexto da pandemia do Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Joseilton Franco França | PDF - Joseilton Franco França | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 92.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.