Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Evanieze Araujo da-
dc.date.accessioned2022-02-03T13:05:37Z-
dc.date.available2022-02-03T13:05:37Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.otherCDD 371.27-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25676-
dc.descriptionSILVA, E. A. da. A contribuição dos multiletramentos para o ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras inglês)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo demonstrar como os multiletramentos podem contribuir para os processos de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Assim, abordaremos os multiletramentos como um fator-chave. Como base teórica utilizada neste trabalho, utilizamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2019), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e os autores Almeida (1993), Ramos (1998), Leffa (2000), Freire (2001), Kleiman (2005), Benevides (2007), Baladeli (2011), Rojo (2012), Santos (2012), Council (2015), Succi (2019), Ferreira (2020), Silva (2020), Kersch (2021). Nesse contexto, serão discutidos os conceitos de letramento e multiletramentos e o ensino de língua inglesa no Ensino Médio, que se justifica devido à falta de interesse de alguns alunos com relação a disciplina, pois, em muitos casos, os alunos não atribuem sentido ou uma funcionalidade ao idioma estrangeiro. A partir da problemática citada, alastramos uma proposta com base nos multiletramentos, contextualizando esse ensino abordado na temática a partir do cotidiano dos discentes para que possam enxergar funcionalidade na língua inglesa, facilitando a aprendizagem desses alunos. Abordamos o contexto pandêmico o qual estamos inseridos e observamos a necessidade de abordar alguns aspectos do letramento digital, pois sem as plataformas digitais não seria possível lecionar nos dias atuais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual buscamos alcançar os objetivos de modo bibliográfico, reunindo autores e discutindo sobre a temática sugerida, contextualizando as práticas de ensino que exigem dos professores perfis profissionais abertos às inovações tecnológicas e em constantes reflexões sobre suas próprias práticas pedagógicas. Confirmamos a importância do letramento digital para os profissionais de educação e alunos para pensar a prática de ensino na perspectiva dos multiletramentos. Dessa forma, os alunos podem atribuir sentido e conceber a língua em sua funcionalidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Marcela Henrique de Freitaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.titleA contribuição dos multiletramentos para o ensino-aprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Evanieze Araujo da SilvaPDF - Evanieze Araujo da Silva857.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito79.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.