Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25689
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Thalita Alves da-
dc.date.accessioned2022-02-07T11:33:13Z-
dc.date.available2022-02-07T11:33:13Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.otherCDD 530.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25689-
dc.descriptionSILVA, Thalita Alves da. A linguagem matemática na formação de conceitos básicos da cinemática: análise dos livros didáticos utilizados na Licenciatura em Física da UEPB. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho apresenta como principal objetivo a realização de um estudo documental, análise de livros didáticos, acerca de como os materiais instrucionais utilizados nos componentes curriculares introdutórios de Física, influenciam na compreensão e utilização da linguagem matemática para descrever e estruturar conceitos de Física as implicações desses fatores, na compreensão de conceitos por parte dos estudantes, visando à compreensão do papel da linguagem matemática na construção, descrição e entendimento dos conceitos físicos. A metodologia utilizada para realização do estudo foi de natureza qualitativa, realizamos uma análise documental (análise de livros didáticos). A análise foi direcionada especificamente para como os livros didáticos apresentam os conceitos de posição, deslocamento, velocidade e aceleração em movimentos unidimensional e bidimensional e como isso pode influenciar na aprendizagem dos estudantes. Os resultados do estudo nos levam à conclusão que algumas das dificuldades dos estudantes em relação a compreensão dos conceitos de posição, deslocamento, velocidade e aceleração, conceitos básicos para o estudo da Mecânica, podem ser geradas ou reforçadas pela forma com que os livros didáticos apresentam tais conceitos ao abordarem os conteúdos relativos ao estudo dos movimentos uni e bidimensionais. Por fim, este tema de pesquisa poderá indicar caminhos para os materiais instrucionais a serem utilizados no ensino de física, tendo como base as relações entre a física e a matemática, à linguagem utilizada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Ana Raquel Pereira de Ataídept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLinguagem matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.titleA linguagem matemática na formação de conceitos básicos da cinemática: análise dos livros didáticos utilizados na Licenciatura em Física da UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Termo de Depósito.pdfPDF- Termo de Depósito66.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF- Thalita Alves da Silva.pdfPDF- Thalita Alves da Silva250.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.