Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25689
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Thalita Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-07T11:33:13Z | - |
dc.date.available | 2022-02-07T11:33:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 530.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25689 | - |
dc.description | SILVA, Thalita Alves da. A linguagem matemática na formação de conceitos básicos da cinemática: análise dos livros didáticos utilizados na Licenciatura em Física da UEPB. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho apresenta como principal objetivo a realização de um estudo documental, análise de livros didáticos, acerca de como os materiais instrucionais utilizados nos componentes curriculares introdutórios de Física, influenciam na compreensão e utilização da linguagem matemática para descrever e estruturar conceitos de Física as implicações desses fatores, na compreensão de conceitos por parte dos estudantes, visando à compreensão do papel da linguagem matemática na construção, descrição e entendimento dos conceitos físicos. A metodologia utilizada para realização do estudo foi de natureza qualitativa, realizamos uma análise documental (análise de livros didáticos). A análise foi direcionada especificamente para como os livros didáticos apresentam os conceitos de posição, deslocamento, velocidade e aceleração em movimentos unidimensional e bidimensional e como isso pode influenciar na aprendizagem dos estudantes. Os resultados do estudo nos levam à conclusão que algumas das dificuldades dos estudantes em relação a compreensão dos conceitos de posição, deslocamento, velocidade e aceleração, conceitos básicos para o estudo da Mecânica, podem ser geradas ou reforçadas pela forma com que os livros didáticos apresentam tais conceitos ao abordarem os conteúdos relativos ao estudo dos movimentos uni e bidimensionais. Por fim, este tema de pesquisa poderá indicar caminhos para os materiais instrucionais a serem utilizados no ensino de física, tendo como base as relações entre a física e a matemática, à linguagem utilizada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Ana Raquel Pereira de Ataíde | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Linguagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.title | A linguagem matemática na formação de conceitos básicos da cinemática: análise dos livros didáticos utilizados na Licenciatura em Física da UEPB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Termo de Depósito.pdf | PDF- Termo de Depósito | 66.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF- Thalita Alves da Silva.pdf | PDF- Thalita Alves da Silva | 250.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.