Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25713
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Cleandro Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-10T12:18:34Z | - |
dc.date.available | 2022-02-10T12:18:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.357 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25713 | - |
dc.description | ALMEIDA, Cleandro Alves de. Observação do tempo: uma análise interdisciplinar sobre a meteorologia no ensino de ciências, 2021, 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação de professores de Ciências Biológicas, na concepção de profissional crítico-reflexivo, deve ser uma formação consistente, contínua, que procure desenvolver uma relação dialética ensino-pesquisa, teoria-prática. Trata-se de uma formação crítica e aberta à possibilidade da discussão sobre o papel das ciências na formação geral dos cidadãos. Nesse sentido, as práticas pedagógicas têm um papel fundamental na formação dos Docentes. As atividades tanto de observação e participação, como de intervenção pedagógica, possibilitam ao aluno, em formação, a vivência do ensino-pesquisa no cotidiano escolar, adquirindo informações, conhecimento e habilidades para lidar com os desafios da apreensão lugar-mundo no âmbito escolar. O conhecimento científico a ser ensinado é a primeira condição para que o professor de Ciências Biológicas articule saberes da vida cotidiana dos alunos. O presente trabalho aborda uma experiência interdisciplinar a partir da inter-relação com a temática “Tempo e Clima”. Para a intervenção foram realizadas aulas expositivas e dialogadas, através da análise de textos e fotos. A intervenção objetivou refletir a didática do ensino de ciências biológicas no Colégio Ser Ético. Durante as intervenções, os alunos do Ensino Fundamental se mostraram receptivos, em sua maioria interessados em aprender as temáticas, e propícios ao ensino crítico-reflexivo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Esp. Cibelle Flávia Farias Neves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Meteorologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Observação do tempo: uma análise interdisciplinar sobre a meteorologia no ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cleandro Alves de Almeida | PDF - Cleandro Alves de Almeida | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 77.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.