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dc.contributor.authorOliveira, Caio Felipe Lima de-
dc.date.accessioned2022-02-10T12:37:04Z-
dc.date.available2022-02-10T12:37:04Z-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.identifier.otherCDD 371.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25717-
dc.descriptionOLIVEIRA, Caio Felipe Lima de. Opinião dos concluintes do ensino médio sobre uma Escola Cidadã Integral - Campina Grande, PB. 2021 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA Escola Cidadã Integral é um novo sistema que vem sendo implantado nas escolas do Estado da Paraíba desde o ano de 2015, esse sistema foi inspirado no Programa de Escolas Modelo de Pernambuco criado no início dos anos 2000. A pesquisa realizada tem o objetivo de analisar, a partir da fala dos alunos do último ano do ensino médio, como é a realidade vivenciada na escola nos primeiros anos de implantação do Programa. Para isto, todos os pontos a serem analisados estão contidos em um questionário, onde são avaliados pelos alunos aspectos relacionados ao novo método de ensino, ao quadro de profissionais da escola, se a escola apresenta melhorias ou não na sua estrutura e comporta as necessidades dos alunos, quais são os problemas e sugestões de possíveis soluções para estes problemas encontrados de acordo com a fala dos alunos. Tendo como resultados para a escolha daquela instituição o fato da proximidade de casa foi dito entre 64,5% dos alunos como motivo de crucial, a equipe de professores dito por eles como excelentes em 53,8% são os pontos mais significativos para os alunos; com relação às atividades oferecidas a que mais se destacou entre os mesmos foi o projeto de vida, como o próprio nome já diz, o aluno tem a oportunidade de exercer o papel de cidadão projetando-se para uma vida futura após o término do ensino médio. Tendo em vista também aspectos que para eles são negativos está com o maior destaque de 35,6% da carga horária extensa causando um cansaço para os mesmos; falta de estrutura na escola física para 15,6% dos alunos, como a falta de materiais para 86,7% que possibilitem um melhor processo de aprendizagem. Dentre as várias sugestões dadas, 28,9% estão relacionadas a um melhor posicionamento de integrantes do governo para solucionar tais problemas encontrados. Como esse sistema de ensino é relativamente novo, mas que está sendo aceito e com tempo é esperado que seja o ideal, mas claramente requer uma adaptação e melhoria em alguns aspectos, em outros o resultado é satisfatório. Mas como os governantes são os chefes de Estado os alunos tem razão quando sugerem que a solução da maioria dos problemas é um maior envolvimento de figuras políticas que possam fazer mais pelos alunos que são os mais necessitam e consequentemente os mais afetados no processo, seja positivo ou negativamente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Esp. Cibelle Flavia Farias Neves.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titleOpinião dos concluintes do ensino médio sobre uma Escola Cidadã Integral - Campina Grande, PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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