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dc.contributor.authorSilva, Cristiane Sousa-
dc.date.accessioned2022-02-10T13:26:04Z-
dc.date.available2022-02-10T13:26:04Z-
dc.date.issued2021-09-29-
dc.identifier.otherCDD 371.912-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25721-
dc.descriptionSILVA, Cristiane Sousa. Inclusão social: Percepção do professor de Educação Física na prática profissional frente à comunidade surda. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021pt_BR
dc.description.abstractOs professores de Educação Física, nos dias de hoje, atuam em diversos ambientes além da escola e do clube, atingindo diferentes grupos sociais. No que se refere ao aluno surdo, em especial, percebe-se uma grande dificuldade quanto à comunicação, visto que em muitas situações não é possível o contato visual entre o aluno e o professor. Além disso, percebe-se que a maioria dos professores não é fluente na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) bem como encontram dificuldades durante o processo de ensino-aprendizagem quando deparados com esse público, A Educação Física Escolar não pode ausentar-se desse processo de inclusão educacional, por consistir em uma área do conhecimento que pode contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, afetivo e social de todos os alunos, gerando um ambiente propício à prática inclusiva. O objetivo geral da pesquisa foi realizar uma revisão da literatura sobre a inclusão social da pessoa surda e analisar a percepção do professor de educação física na prática profissional frente à comunidade surda. Identificou-se que as temáticas recorrentes nas publicações foram atividades rítmicas e comunicação entre o aluno surdo e o professor. Por meio dos resultados obtidos foi possível inferir que os profissionais de Educação Física, mesmo que estejam cientes das necessidades especiais das pessoas com deficiência, quando se deparam com alunos surdos, ainda é possível sentir dificuldades, de modo a reconhecer que não houve investimentos significativo acerca da educação inclusiva em sua vida acadêmica. O estudo enfatiza que há um ganho de conhecimento sobre inclusão nas escolas, e que as mesmas sempre devem investir, seja em estrutura ou em profissionais capacitados, para o atendimento desses alunos surdos, contribuindo de forma pessoal na vida desses indivíduos como também de forma social, construindo seres que saibam respeitar e que tenham o olhar voltado para integração de todos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof.ª Dr.ª Jozilma de Medeiros Gonzagapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleInclusão social: Percepção do professor de Educação Física na prática profissional frente à comunidade surdapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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