Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2573
Título: Avaliação da atividade antifúngica dos extratos hidroalcoólicos da folha e casca de Prosopis Juliflora (Sw.) D.C. sobre espécies de Cândida de interesse médico
Autor(es): Cunha, Renata dos Anjos
Palavras-chave: Fitoterapia
Candidíase
Prosopis juliflora (Sw.)
Data do documento: 27-Nov-2013
Resumo: Além dos efeitos adversos dos medicamentos antifúngicos a crescente resistência por parte das cepas de Candida, faz com que a população busque novas formas terapêuticas. O presente trabalho teve como objetivo determinar a atividade antifúngica do extrato hidroalcoólico da folha e casca da espécie vegetal Prosopis juliflora (Sw.), frente às espécies de Candida relacionadas às Candidíases Oral e Vulvovaginal. O Material vegetal utilizado foi a folha e a casca de Prosopis juliflora (Sw.) D.C. e a partir destes foram obtidos os extratos hidroalcoólicos pelo processo de percolação. Para a determinação da atividade antifúngica dos referidos extratos, empregou-se a técnica de difusão em meio sólido e o método de cavidade em placa, sendo os extratos submetidos a diluições seriadas [50%; 25%; 12,5%; 6,25% (v/v)] apartir do extrato bruto. Contatou-se atividade antimicrobiana do extrato da folha para todas as cepas testadas, sendo mais satisfatórios os resultados contra a C. guillermondii e C. albicans, enquanto o extrato da casca apresentou atividade apenas para C. tropicalis. Observou-se também no extrato da folha halos nas diluições 1:6 para a C. guillermondii e 1:4 para C. tropicalis e nenhum halo para as concentrações das diluições feitas a partir do extrato da casca. O extrato de P. juliflora (Sw.) apresenta ação antifúngica e o mesmo pode ser melhor estudado para futuro desenvolvimento de produto fitoterápico que possa ser utilizado no controle das referidas infecções fúngicas.
Descrição: CUNHA, R. dos A. Avaliação da atividade antifúngica dos extratos hidroalcoólicos da folha e casca de Prosopis Juliflora (Sw.)D.C. sobre espécies de Cândida de interesse médico. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2573
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata dos Anjos Cunha.pdfRenata dos Anjos Cunha492.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.