Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25742
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa Júnior, Afonso | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-11T18:26:22Z | - |
dc.date.available | 2022-02-11T18:26:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.75 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25742 | - |
dc.description | BARBOSA JÚNIOR, Afonso. Análise das percepções de um grupo de estudantes do ensino médio acerca da importância da Ciência durante o período de pandemia. 2021. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo, analisar a percepção de um grupo de estudantes do ensino médio quanto ao papel da ciência no decorrer do período de pandemia da covid-19, procurando relacionar a divulgação científica gerada durante a crise com estratégias de contextualização dentro do ensino de ciências. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do programa institucional de bolsas de iniciação à docência PIBID, tendo com público alvo estudantes do 1º, 2º e 3º ano de ensino médio de uma escola pública localizada no município de Queimadas – PB. Todas as etapas desta pesquisa foram realizadas remotamente devido às limitações impostas pela pandemia da Covid-19. Um total de 50 alunos de 9 turmas do ensino médio, modalidades regular e Educação para Jovens e Adultos participaram da pesquisa respondendo às perguntas dos questionários aplicados através da plataforma google forms, contendo questionamentos que buscam verificar a percepção dos estudantes acerca da importância da comunidade científica no enfrentamento da pandemia, além de procurar entender de que forma os estudantes lidam com o grande volume de desinformações e controvérsias científicas geradas durante o período pandêmico e como isso impactou em suas percepções sobre a importância da ciência. O estudo realizado evidenciou alguns aspectos que fazem parte do atual modelo de ensino empregado na maioria das escolas públicas do país. Dentre os 50 alunos que responderam à pesquisa, 95% consideram ciência importante, porém apresentam dificuldades em relacionar conceitos básicos de ciências com suas vivencias, demonstrando a necessidade de uma maior divulgação cientifica e contextualização dentro do ensino de Ciências/Biologia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Márcia Adelino da Silva Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Ciência e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.title | Análise das percepções de um grupo de estudantes do ensino médio acerca da importância da Ciência durante o período de pandemia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Afonso Barbosa Júnior | PDF - Afonso Barbosa Júnior | 1.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 97.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.