Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25759
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Kelvia Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-14T13:21:35Z | - |
dc.date.available | 2022-02-14T13:21:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25759 | - |
dc.description | SANTOS, Kelvia Souza. Atividades Remotas: Análise do relato de uma atividade didática no processo de ensino do conteúdo de combustão. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O fenômeno da combustão foi descoberto e estudado pelo homem há muito tempo, mas considerando a combustão em seus aspectos químicos é necessária uma sequência de estudos e avaliações científicas. A pandemia COVID-19 afetou a Educação Brasileira fazendo com que a mesma adotasse meios para que fossem reduzidos os impactos na aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo geral avaliar uma proposta aplicada a estudantes de terceira série do ensino médio na modalidade de Ensino Remoto Emergencial com a inserção da experimentação demonstrativa remota para o conteúdo de combustão. É uma pesquisa qualitativa na qual foi planejada e executada focando em avaliar a aprendizagem etapas de forma individual. Através dos resultados obtidos foi possível identificar através de questionário quais etapas não foram tão eficazes na aprendizagem e quais apresentaram bons resultados. A experimentação demonstrativa na qual foi produzida e gravada na própria escola sobre queima de combustíveis automotivos e sequencialmente expostas aos estudantes através do YouTube além de ter apresentado resultados satisfatórios na aprendizagem segundo os participantes, possibilita uma interação e estímulo para assistir às aulas na modalidade remota. Com o desenvolvimento desse trabalho foi possível ressaltar a importância que tem o docente analisar sua metodologia didática, pois permite que o próprio identifique suas limitações e ajuste sua proposta didática para ofertar ao estudante uma aprendizagem cada vez mais significativa, seja ela num aspecto social, educacional, crítico ou cidadão. Com base nos resultados da pesquisa a terceira e quarta etapa não apresentaram resultados muitos satisfatórios, sendo necessário planejá-las de outra maneira já a segunda referente a experimentação 77,3 % doa participantes concordaram que ela além de estimular as aulas remotas, tem um potencial satisfatório na aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Gilberlandio Nunes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Atividades remotas: análise do relato de uma atividade didática no processo de ensino do conteúdo de combustão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Kelvia Souza Santos | PDF - Kelvia Souza Santos | 933.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 61.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.