Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25764
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Malta, Elizângela Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-14T13:43:52Z | - |
dc.date.available | 2022-02-14T13:43:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25764 | - |
dc.description | MALTA, Elizângela Oliveira de. A inclusão de estudante com deficiência no ensino de Química: Uma análise de periódicos da Revista Inclusiones e da Revista Educação Especial da UFSM. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O acesso e permanência do estudante com deficiência nas instituições de ensino é uma política amparada pela legislação brasileira. No Brasil, o número de matrículas desses estudantes vem crescendo significativamente, nas últimas décadas. Assim, é importante refletir sobre as ações desenvolvidas para incluir os estudantes com deficiência nas escolas regulares. O presente estudo, uma análise bibliográfica, tem como objetivo principal discutir o processo de inclusão do estudante com deficiência no ensino de química apresentados em artigos na Revista Inclusiones e Revista Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foram selecionados 07 (sete) artigos publicados no recorte temporal de 2016 a 2020. Os resultados indicaram que apesar do Brasil possuir várias leis que garantem o acesso e a permanência do estudante com deficiência na escola regular, o sistema de ensino é precário e não atende as necessidades educacionais especiais dos estudantes com deficiência. A formação continua de professores foi o tema mais questionado nos periódicos analisados. Concluímos que a política educacional brasileira deve incentivar a formação continuada de professores e o aumento de profissionais dedicados a essa área. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | A inclusão de estudante com deficiência no ensino de Química: Uma análise de periódicos da Revista Inclusiones e da Revista Educação Especial da UFSM | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF -Termo de depósito.pdf | PDF -Termo de depósito | 65.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF - Elizângela Oliveira de Malta.pdf | PDF - Elizângela Oliveira de Malta | 705.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.