Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2577
Título: Atenção Farmacêutica no município de Queimadas-PB um estudo piloto, parte I
Autor(es): Oliveira, Olga Valéria Fernandes de
Palavras-chave: Atenção farmacêutica
Automedicação
Consumo de medicamentos
Data do documento: 28-Nov-2013
Resumo: A prática da automedicação e de guarda de medicamentos é de longe conhecida pela população. O uso racional começa pela qualidade do produto que se está administrando, a falta de conhecimento da mesma e a familiaridade do leigo com os medicamentos, as experiências positivas anteriores e a dificuldade de acesso a serviços de saúde, são fatores que contribuem para a automedicação. Foi realizado um estudo epidemiológico de base populacional que teve por objetivos: avaliar a prevalência e os fatores associados ao uso dos medicamentos a automedicação e aonde são adquiridos e armazenados. A amostra constituiu-se de 25 sujeitos escolhidos aleatoriamente, onde foram pesquisadas variáveis sócioeconômicas e relativas ao uso dos medicamentos. Os resultados obtidos indicam que o padecer de doenças crônicas foi o preditor do consumo de medicamentos, os mesmos apresentaram baixo índice de conhecimento sobre medicação prescrita e realizaram automedicação (12%). Quanto aos medicamentos sua maioria era comprado na farmácia comercial (48%) e armazenado de forma inapropriada: no armário (64%), em cima da geladeira e no guarda roupas (12%).
Descrição: OLIVEIRA, O. V. F. de. Atenção Farmacêutica no município de Queimadas-PB um estudo piloto, parte I. 2012. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2577
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Olga Valéria Fernandes de Oliveira.pdfOlga Valéria Fernandes de Oliveira693.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.