Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2578
Título: Identificação da microbiota fúngica anemófila presente em bibliotecas de uma Universidade Pública
Autor(es): Lacerda, Dayana Paulo
Palavras-chave: Insalubridade
Riscos ocupacionais
Alergia
Bibliotecas Universitárias
Data do documento: 28-Nov-2013
Resumo: Os fungos, dentre os agentes oportunistas, são aqueles de maior distribuição na natureza. Estão presentes no ar, superfícies inanimadas de hospitais e domicílios, nas plantas, no solo, na água, nos alimentos e animais. O estudo da microbiota fúngica anemófila tem grande significado e importância, especialmente, com elementos alergizantes, produzindo asma brônquica, rinite alérgica, manifestações respiratórias, infecções cutâneas e gastrintestinais e ainda fenômenos tóxicos alimentares. Tendo em vista esse alto grau de relevância clínica este trabalho teve como objetivo identificar a microbiota anemófila das de duas bibliotecas universitárias. Para isolamento e identificação, foi usada a técnica de Exposição de Placas de Petri contendo o meio de cultura Agar Sabouraud dextrose – DIFCO. As placas foram abertas e expostas ao meio ambiente, durante 15 minutos, a uma altura de 1 metro do chão. Foram fechadas, identificadas e incubadas a temperatura ambiente. Em seguida, foi feito o isolamento e identificação dos fungos presentes nas placas contendo o meio de cultura. Foram isolados 582 colônias de fungos, sendo os gêneros prevalentes Penicillium sp., Curvularia sp., colônias de fungos não esporulados, Acremonium sp., e Cladosporium sp. Como a maioria dos fungos identificados possui importância clínica, sugerindo-se que sejam adotados métodos de limpeza mais eficazes nos ambientes pesquisados de modo a atenuar o risco de contaminação para os usuários.
Descrição: LACERDA, D. P. Identificação da microbiota fúngica anemófila presente em bibliotecas de uma Universidade Pública. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2578
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayana Paulo Lacerda.pdfDayana Paulo Lacerda351.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.