Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2579
Título: Atividade antifúngica do extrato hidroalcoólico e do óleo essencial de Lippia Sidoides Cham. sobre espécies de Candida de interesse médico
Autor(es): Batista, Rayanne Sales de Araújo
Palavras-chave: Fitoterapia
Candidíase
Lippia Sidoides Cham.
Data do documento: 28-Nov-2013
Resumo: Convencionalmente, o tratamento das candidíases consiste na utilização de agentes antifúngicos de uso tópico e/ou sistêmico, sendo os derivados azólicos e poliênicos os mais comuns. Além dos efeitos adversos destes medicamentos, há crescente resistência por parte das cepas de Candida, fazendo com que surja uma demanda por formas terapêuticas eficientes, de baixo custo e fácil obtenção. Portanto, objetiva-se avaliar a atividade antifúngica do extrato hidroalcoólico e óleo essencial da folha de Lippia sidoides Cham. frente às principais espécies causadoras de candidíases oral e vulvovaginal, A partir das folhas frescas de Lippia sidoides Cham. foram obtidos o extrato hidroalcoólico, por maceração a frio, e óleo essencial, por hidrodestilação, os quais foram testados frente as cepas padrão Candida albicans (ATCC 18804), C. parapsilosis (ATCC 22019), C. tropicalis (ATCC 13803) e C. guilliermondii (ATCC 6260), utilizando o teste de difusão em ágar para determinar a atividade antifúngica e a concentração inibitória mínima do extrato e óleo essencial. Constatou-se que tanto o extrato hidrolacoólico quanto o óleo essencial de Lippia sidoides Cham. obtiveram resultados satisfatórios, porém o óleo mostrou maior potencial antifúngico, enfatizado através dos resultados referente a AA de todas as espécies ensaidas, obtendo melhor resultado para Candida guilliermondii, assim como CIM em 4% para Candida albicans. Porém existe a necessidade de estudos mais específicos e quantitativos para futuro desenvolvimento de produtos fitoterápicos que possam ser utilizados no controle das referidas infecções fúngicas.
Descrição: BATISTA, R. S. de A. Atividade antifúngica do extrato hidroalcoólico e do óleo essencial de Lippia Sidoides Cham. sobre espécies de Candida de interesse médico. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2579
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayanne Sales de Araújo Batista.pdfRayanne Sales de Araújo Batista192.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.