Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Gerlane Ligia Clementino-
dc.date.accessioned2022-02-15T13:01:02Z-
dc.date.available2022-02-15T13:01:02Z-
dc.date.issued2019-11-09-
dc.identifier.otherCDD 796-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25793-
dc.descriptionSANTOS, Gerlane Ligia Clementino. Educação Inclusiva: Um estudo na área da educação física. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa foi pensada a partir das observações, vivências, percepções adquiridas através do período e relatórios de estágios. Entendendo que neste sentido as práticas e vivências dos professores de Educação Física vai muito além da dicotomia aluno e sala de aula, o professor torna-se um grande mediador e incentivador no processo de ensino e aprendizagem para a quebra de preconceitos e barreiras criadas muitas vezes pela falta de conhecimento e informação ou até mesmo por medo de encarar o novo e não está passível a mudanças. Com base nessa realidade, torna-se necessário criar a partir das aulas, uma identidade para a Educação Física na Escola, dando-a significado no contexto escolar, resgatando valores que realmente possam privilegiar as ações do coletivo sobre o individual, possibilitando o respeito às diferenças e às limitações individuais, garantindo uma aula mais solidária e humanizada. Vivemos numa época de transição caracterizada pelos intensos esforços em colocar na prática um dos maiores desafios da sociedade: A Educação Inclusiva. Sendo assim, visto que durante o estágio a presença de alunos com deficiência é uma realidade presente nas salas de aula, esta pesquisa pretende fazer inicialmente uma revisão bibliográfica sobre a temática tendo como foco a educação inclusiva nas salas de aulas, tecendo reflexões e estudos sobre as possibilidades da inclusão e da participação de alunos que apresentam deficiência, seja elas físicas, motoras ou de qualquer outras procedências, sugerindo também como as aulas de Educação Física podem proporcionar além da inclusão a quebra de preconceitos e barreiras na construção da aprendizagem e aceitação da diferença e da diversidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Álvaro Luís Pessoa de Fariaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectVivências práticaspt_BR
dc.titleEducação Inclusiva: Um estudo na área da educação físicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gerlane Ligia Clementino Santos.pdfPDF - Gerlane Ligia Clementino Santos412.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.