Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25793
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Gerlane Ligia Clementino | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-15T13:01:02Z | - |
dc.date.available | 2022-02-15T13:01:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 796 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25793 | - |
dc.description | SANTOS, Gerlane Ligia Clementino. Educação Inclusiva: Um estudo na área da educação física. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa foi pensada a partir das observações, vivências, percepções adquiridas através do período e relatórios de estágios. Entendendo que neste sentido as práticas e vivências dos professores de Educação Física vai muito além da dicotomia aluno e sala de aula, o professor torna-se um grande mediador e incentivador no processo de ensino e aprendizagem para a quebra de preconceitos e barreiras criadas muitas vezes pela falta de conhecimento e informação ou até mesmo por medo de encarar o novo e não está passível a mudanças. Com base nessa realidade, torna-se necessário criar a partir das aulas, uma identidade para a Educação Física na Escola, dando-a significado no contexto escolar, resgatando valores que realmente possam privilegiar as ações do coletivo sobre o individual, possibilitando o respeito às diferenças e às limitações individuais, garantindo uma aula mais solidária e humanizada. Vivemos numa época de transição caracterizada pelos intensos esforços em colocar na prática um dos maiores desafios da sociedade: A Educação Inclusiva. Sendo assim, visto que durante o estágio a presença de alunos com deficiência é uma realidade presente nas salas de aula, esta pesquisa pretende fazer inicialmente uma revisão bibliográfica sobre a temática tendo como foco a educação inclusiva nas salas de aulas, tecendo reflexões e estudos sobre as possibilidades da inclusão e da participação de alunos que apresentam deficiência, seja elas físicas, motoras ou de qualquer outras procedências, sugerindo também como as aulas de Educação Física podem proporcionar além da inclusão a quebra de preconceitos e barreiras na construção da aprendizagem e aceitação da diferença e da diversidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Álvaro Luís Pessoa de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Vivências práticas | pt_BR |
dc.title | Educação Inclusiva: Um estudo na área da educação física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - PARFOR - ED. FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gerlane Ligia Clementino Santos.pdf | PDF - Gerlane Ligia Clementino Santos | 412.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.