Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Fernanda Maria de Almeida-
dc.date.accessioned2022-02-15T13:01:10Z-
dc.date.available2022-02-15T13:01:10Z-
dc.date.issued2019-11-09-
dc.identifier.otherCDD 796-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25794-
dc.descriptionSILVA, Fernanda Maria de Almeida. O resgate dos jogos e brincadeiras populares numa perspectiva inovadora. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo se constituiu a partir de um relato de experiência cujo tema central é o resgate dos jogos e brincadeiras populares numa perspectiva inovadora. A mesma foi desenvolvida a partir de uma vivência no estágio supervisionado, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Iraci Rodrigues de Farias Melo, partindo do pressuposto que busca resgatar o uso dos jogos e brincadeiras populares na aulas de Educação Física no ensino fundamental anos finais. Dentro de uma perspectiva que busca modernizar esses jogos e brincadeiras populares, a fim de resgatar valores, socializando com os alunos tornando-os mais solidário, comunicativo e participativos. O objetivo geral desse relato é apresentar as vivências obtidas ao longo do estágio através das atividades desenvolvidas por meio dos jogos e brincadeiras populares numa perspectiva inovadora. O referencial teórico centra-se em autores como Piaget (1998), Bruner (2002), Vygotsky (1989), Aires (1971) que discorrem sobre a importância que os jogos e brincadeiras desempenham na vida das crianças e adolescentes, buscando desempenhar mecanismo para estimular e desenvolver a memória, a linguagem, a atenção, a percepção, a criatividade e habilidade para melhor desenvolver a aprendizagem com base nas regras que são estipuladas no ato do brincar. E assim, valorizar as habilidades dos alunos no reconhecimento e na construção dessa perspectiva, no qual, as brincadeiras, os brinquedos e os jogos contribuem de forma significativa para o importante desenvolvimento das estruturas psicológicas e cognitivas da criança.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof. Dra. Regimenia Maria Braga de Carvalhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectBrincadeiras educativaspt_BR
dc.subjectEstruturas cognitivaspt_BR
dc.titleO resgate dos jogos e brincadeiras populares numa perspectiva inovadorapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Maria de Almeida Silva.pdfPDF - Fernanda Maria de Almeida Silva3.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.