Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2582
Título: Levantamento das potencialidades turísticas no município de Serra de São Bento - RN
Autor(es): Santos, Hoverlan Firmino dos
Palavras-chave: Turismo
Sustentabilidade
Serra de São Bento - turismo
Data do documento: 3-Dez-2013
Resumo: Este trabalho realiza uma análise sobre as potencialidades turísticas do Município de Serra de São Bento-RN. Por possuir belíssimas paisagens e temperatura agradável, este município tem se tornado o destino preferido de alguns turistas do Nordeste e até mesmo de outras regiões do Brasil, que visitam regularmente o município, tendo como motivação a prática do Turismo Ecológico. Dessa maneira, o objetivo geral desse trabalho é ajudar no desenvolvimento de uma atividade turística sustentável em Serra de São Bento. Além disso, como objetivos específicos, pretendemos conhecer o potencial turístico de Serra de São Bento e sua infraestrutura; demonstrar as vantagens e as desvantagens que a prática do turismo pode oferecer para o município; entender como a prática turística pode alterar o meio ambiente local; e por fim, analisar o perfil do turista que visita Serra de São Bento. Por entendermos que o ecoturismo é uma das formas mais “limpas” de desenvolvimento desse setor, buscou-se contribuir, ainda que de forma inicial, sobre o levantamento das potencialidades turísticas da localidade em questão. Mesmo assim, apesar de não haver uma infraestrutura turística adequada no município, esta pesquisa procura despertar o interesse dos gestores públicos, bem como da sociedade civil, para as vantagens econômicas que a atividade turística possa gerar localmente. Por outro lado, também alertamos para desvantagens que essa prática poderá acarretar, caso seja feita sem o devido planejamento. Como procedimentos metodológicos da pesquisa, utilizou-se de levantamento de dados empíricos, pesquisa de campo, através de visitas às pousadas onde se utilizou de questionários e entrevistas, além do levantamento fotográfico em várias partes da localidade, confrontando assim com dados documentais e/ou bibliográficos. Por fim, chegou-se a conclusão de que Serra de São Bento apresenta uma enorme potencialidade turística, fato constatado pela presença constante de visitantes de várias origens do país. Nesse contexto, espera-se que a pesquisa realizada, possa contribuir futuramente para a elaboração de um projeto turístico sustentável no Município de Serra de São Bento.
Descrição: SANTOS, H. F. dos. Levantamento das potencialidades turísticas do município de Serra de São Bento - RN. 2013. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2582
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hoverlan Firmino dos Santos.pdfHoverlan Firmino dos Santos2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.