Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25823
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Cláudia Daniele da Silva-
dc.date.accessioned2022-02-16T11:35:14Z-
dc.date.available2022-02-16T11:35:14Z-
dc.date.issued2021-11-10-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25823-
dc.descriptionSOARES, Cláudia Daniele da Silva. Reflexões sobre o uso de metodologias alternativas para o ensino e aprendizagem da matemática. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNesta pesquisa buscamos trazer algumas reflexões acerca do uso de metodologias alternativas para o ensino e aprendizagem da Matemática e suas influências positivas nestes processos, voltado especificamente para os anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada através de livros, artigos, revistas, entre outros, a abordagem foi de caráter qualitativo e tem como objetivo principal refletir sobre o uso de metodologias alternativas e suas implicações para o ensino e aprendizagem da Matemática. Para alcançar este objetivo, expomos algumas das principais metodologias presentes para o ensino de matemática mostrando os benefícios que estas podem lhe trazer. Discutimos ainda sobre algumas dificuldades que podem surgir tanto para professores quanto para alunos ao usá-las, mas sempre deixando uma sugestão do que pode ser feito para superar tais dificuldades dando ênfase principalmente a importância da formação continuada dos professores. O suporte principal para esta pesquisa baseou-se nas ideias de Sergio Lorenzato, Regina Grando, e Ubiratan D’Ambrósio, observando as recomendações dos PCN’s e BNCC. Ao final da pesquisa foi possível concluir que as metodologias alternativas influenciam positivamente os processos de ensino e aprendizagem da Matemática e que uma melhoria destes processos na etapa dos anos finais do Ensino Fundamental pode trazer benefícios maiores para o ensino como um todo a longo prazo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectMetodologias alternativaspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamental. Ipt_BR
dc.titleReflexões sobre o uso de metodologias alternativas para o ensino e aprendizagem da Matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito367.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Cláudia Daniele da Silva SoaresPDF - Cláudia Daniele da Silva Soares570.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.