Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25823
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Cláudia Daniele da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T11:35:14Z | - |
dc.date.available | 2022-02-16T11:35:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25823 | - |
dc.description | SOARES, Cláudia Daniele da Silva. Reflexões sobre o uso de metodologias alternativas para o ensino e aprendizagem da matemática. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa buscamos trazer algumas reflexões acerca do uso de metodologias alternativas para o ensino e aprendizagem da Matemática e suas influências positivas nestes processos, voltado especificamente para os anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada através de livros, artigos, revistas, entre outros, a abordagem foi de caráter qualitativo e tem como objetivo principal refletir sobre o uso de metodologias alternativas e suas implicações para o ensino e aprendizagem da Matemática. Para alcançar este objetivo, expomos algumas das principais metodologias presentes para o ensino de matemática mostrando os benefícios que estas podem lhe trazer. Discutimos ainda sobre algumas dificuldades que podem surgir tanto para professores quanto para alunos ao usá-las, mas sempre deixando uma sugestão do que pode ser feito para superar tais dificuldades dando ênfase principalmente a importância da formação continuada dos professores. O suporte principal para esta pesquisa baseou-se nas ideias de Sergio Lorenzato, Regina Grando, e Ubiratan D’Ambrósio, observando as recomendações dos PCN’s e BNCC. Ao final da pesquisa foi possível concluir que as metodologias alternativas influenciam positivamente os processos de ensino e aprendizagem da Matemática e que uma melhoria destes processos na etapa dos anos finais do Ensino Fundamental pode trazer benefícios maiores para o ensino como um todo a longo prazo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Metodologias alternativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental. I | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o uso de metodologias alternativas para o ensino e aprendizagem da Matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 367.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF - Cláudia Daniele da Silva Soares | PDF - Cláudia Daniele da Silva Soares | 570.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.