Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25829
Título: Ensino e aprendizagem da equação do segundo grau no nono ano: reflexões sobre experiências metodológicas com jogos
Autor(es): Costa, Edson Ribeiro da
Palavras-chave: Jogos matemáticos
Equação do segundo grau
Ensino de Matemática
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 3-Dez-2021
Resumo: A equação do segundo grau, que vem sendo desenvolvida através dos tempos e que atualmente é estudada pelos alunos do nono ano, apresenta alguns métodos de resolução que causam dificuldades de aprendizagem por possuírem várias manipulações algébricas, porém, existem metodologias que podem auxiliar no enfrentamento das mesmas, e uma delas, pode ser a utilização de jogos matemáticos, que se forem aplicados de forma correta, podem trazer benefícios para o ensino e a aprendizagem desse assunto. O que nos levou a formular a seguinte questão norteadora: Em que medida os jogos matemáticos contribuem na aprendizagem da equação do segundo grau vista no nono ano? Partindo dessa problemática, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições da utilização dos jogos matemáticos na aprendizagem da equação do segundo grau em turmas do nono ano. Para isso, procuramos entender a equação do segundo grau através de uma abordagem histórica e em seguida, apresentamos sua presença nos dias atuais em documentos oficiais, tanto do ponto de vista do ensino como dos assuntos abordados no nono ano, após isso, identificamos quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos nesse conteúdo, com possíveis erros cometidos e fatores que colaboram para essas dificuldades, e as vantagens que os jogos matemáticos proporcionam na aprendizagem. Foram estudados três trabalhos que contém aplicação de jogos com turmas do nono ano em suas pesquisas, e por fim, realizamos algumas considerações acerca das contribuições dos jogos identificadas durante a pesquisa onde percebemos dentre elas, motivacional, social, interdisciplinaridade, raciocínio lógico e indutivo.
Descrição: COSTA, Edson Ribeiro da. Ensino e aprendizagem da equação do segundo grau no nono ano: reflexões sobre experiências metodológicas com jogos. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25829
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito253.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Edson Ribeiro da Costa.pdfPDF - Edson Ribeiro da Costa890.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.