Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25833
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, Mickaelly Honorato | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T12:08:19Z | - |
dc.date.available | 2022-02-16T12:08:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 374.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25833 | - |
dc.description | RAMOS, Mickaelly Honorato. O ensino à distância na educação superior utilizando um ambiente virtual de aprendizagem e como o aplicativo ADA pode beneficiar os discentes. 2021, 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Devido a pandemia da COVID-19, muitas das IES tiveram que interromper suas aulas presenciais e adotar uma nova metodologia de ensino de maneira remota, para que os alunos não perdessem o ano letivo. Muitos discentes e docentes tiveram que se adaptar a este novo método, que para muitos era uma experiência nova. 71,2% (158 alunos) discentes relataram estar insatisfeitos com os métodos adotados por suas universidades/faculdades para a continuidade das aulas de forma remota através dos métodos adotados por elas, em que muitas adotaram múltiplas plataformas, outras uma única plataforma, mas em ambos os casos, muitos alunos levantaram o ponto crítico de falta de comunicação entre eles e seus colegas, como também entre eles e seus professores. Houve muitos debates em canais de comunicação entre alunos e professores no intuito de tornar esta experiência um pouco melhor para ambos os lados, entretanto muito pouco se fez. Com estes debates foi vista a necessidade de uma plataforma que melhor atendesse as necessidades de discentes e docentes, em que fosse possível ter acesso às aulas e aos arquivos de apoio, responder e/ou submeter as atividades e as provas, e promover a comunicação entre o aluno e seus colegas, como também entre eles e o professor da disciplina. A ideia é apresentar o aplicativo Ada, pensado e desenvolvido em cima dessa problemática, ele atualmente está sendo finalizado, e deve ser possível operar no sistema Android, funcionando em dispositivos móveis a partir da versão 6.0 do Android. Visando trazer uma solução e amenizar os impactos causados pela adoção do sistema de aulas remotas, com a utilização de muitas plataformas ou até mesmo uma única plataforma, mas que não satisfaz as atuais necessidades dos alunos e/ou professores. Os alunos não testaram a aplicação Ada AVA, entretanto, 69,2% (153 alunos), responderam que preferem utilizar uma plataforma única e 46,2% (102 alunos) responderam que preferem utilizar um aplicativo, ambas são a proposta da aplicação Ada. Palavras chaves: Ensino remoto; Ambiente virtual de aprendizagem; Ensino superior; Aplicativos móveis. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Kátia Elizabete Galdino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos móveis | pt_BR |
dc.title | O ensino à distância na educação superior utilizando um ambiente virtual de aprendizagem e como o aplicativo ADA pode beneficiar os discentes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 08 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de Depósito | 127.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF - Mickaelly Honorato Ramos.pdf | PDF - Mickaelly Honorato Ramos | 772.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.