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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25840
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cordeiro, Thereza Lídya Palmeira | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T12:35:28Z | - |
dc.date.available | 2022-02-16T12:35:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25840 | - |
dc.description | CORDEIRO, Thereza Lídya Palmeira. Pesquisa de desenvolvimento de um RPG de aventura sobre répteis: o que a análise do público-alvo nos diz?. 2021. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os jogos educacionais, desenvolvidos por meio de referenciais teóricos e metodológicos, são uma forma de unir o ensino com o entretenimento. Uma forma promissora de se planejar os processos de ensino e aprendizagem é a partir do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE), que integra aspectos de três grandes teorias: bases construtivistas, a tradição alemã de Bildung e Didaktik e a Design Research. O MRE contribui para a construção de intervenções educacionais (que podem ser jogos) a partir da identificação das aproximações e distanciamentos do conhecimento do público-alvo com o conhecimento científico. Estes dados permitem a inferência de dificuldades e ou necessidades de aprendizagem, organizadas em orientações educacionais e potencialidades pedagógicas. Diante disso, este trabalho teve como objetivo principal avaliar quali-quantitativamente a construção e o desenvolvimento de um livro-jogo de RPG de aventura sobre o tema “Ecologia e importância dos répteis nos ecossistemas”, desenvolvido para pessoas a partir de 12 anos. O estudo expõe as diretrizes metodológicas utilizadas para construção do livro-jogo e a análise do potencial alcance dos objetivos de aprendizagem a partir da coleta de dados com um instrumento aplicado de forma remota para 85 pessoas, nos momentos pré e pós-jogo. O aparato utilizado continha 16 afirmações, onde o respondente indicava se concordava ou não concordava com as mesmas. Após a análise dos resultados, das afirmações elencadas, foi possível observar que 99,2% das afirmações apresentaram aumento de respostas adequadas no pós-jogo, sendo que 68,8% foi de até 10% de melhora em relação pré jogo, e 31,2% de melhora até 50%. Não conseguimos, contudo, um resultado satisfatório de ressignificação de mais de 50%, o que indica a necessidade de aprimoramento do livro-jogo. Entre as possibilidades de mudança identificadas estão: adequação da linguagem; tamanho do texto nos passos; melhora da narrativa fictícia para incrementar a ludicidade; diminuição do tempo mínimo de jogo, possibilitando caminhos para o final com menos passos a serem seguidos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Roberta Smania Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Jogos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Modelo de Reconstrução Educacional | pt_BR |
dc.subject | Répteis | pt_BR |
dc.title | Pesquisa de desenvolvimento de um RPG de aventura sobre répteis: o que a análise do público-alvo nos diz? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
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