Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2584
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pequeno Filho, Gisélio Marques | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-03T14:04:57Z | - |
dc.date.available | 2013-12-03T14:04:57Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.981 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2584 | - |
dc.description | PEQUENO FILHO, G. M. O estudo do meio no ensino de geografia. 2013. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | A produção desse trabalho foi direcionada à utilização de um recurso didático analítico no Sistema Dinâmico Ensino, com a turma do 8º ano A, localizado no município de Alagoa Grande-PB, que pode ser empregado nas aulas de Geografia e outras disciplinas. O recurso utilizado foi o desenvolvimento de um Estudo do Meio da comunidade remanescente de quilombo de Caiana dos Criolos, também situado no município citado, buscando contextualizar o material didático encontrado em sala de aula com a realidade que cerca tal comunidade. Esse Estudo do Meio foi coordenado pela disciplina de Geografia, que teve a integração das disciplinas de História e Artes que, juntas, desempenharam um papel interdisciplinar na construção do conhecimento. A utilização de formas diferenciadas de aplicar os conteúdos escolares, como foi desenvolvido nesse Estudo do Meio, serviu como base para essa produção textual, buscando demonstrar aos professores das mais variadas disciplinas que o processo de ensino e aprendizagem no âmbito escolar, precisa acontecer em alguns momentos de forma integradora entre as mesmas. Nessa perspectiva é possível afirmar que a utilização de formas variadas de aplicar as aulas de Geografia contribui para a quebra de um diagnóstico prévio que se tem dessa disciplina, classificando-a como enfadonha e decorativa, apresentando uma proposta prazerosa ao ensinar, como também ao aprender. Como base teórica foram utilizadas diversos autores, a exemplo de Pontuschka, Paganelli e Cacete, Celso Antunes, Roberto Lobato Correia, Helena Callai, Antonio Carlos Castrogiovanni entre outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Juliana Leopoldino Vilar | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação brasileira | pt_BR |
dc.subject | Metodologia do ensino | pt_BR |
dc.subject | Geografia - ensino e estudo | pt_BR |
dc.title | O estudo do meio no ensino de Geografia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gisélio Marques Pequeno Filho.pdf | Gisélio Marques Pequeno Filho | 719.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.