Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2584
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPequeno Filho, Gisélio Marques-
dc.date.accessioned2013-12-03T14:04:57Z-
dc.date.available2013-12-03T14:04:57Z-
dc.date.issued2013-12-03-
dc.identifier.otherCDD 371.981-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2584-
dc.descriptionPEQUENO FILHO, G. M. O estudo do meio no ensino de geografia. 2013. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.pt_BR
dc.description.abstractA produção desse trabalho foi direcionada à utilização de um recurso didático analítico no Sistema Dinâmico Ensino, com a turma do 8º ano A, localizado no município de Alagoa Grande-PB, que pode ser empregado nas aulas de Geografia e outras disciplinas. O recurso utilizado foi o desenvolvimento de um Estudo do Meio da comunidade remanescente de quilombo de Caiana dos Criolos, também situado no município citado, buscando contextualizar o material didático encontrado em sala de aula com a realidade que cerca tal comunidade. Esse Estudo do Meio foi coordenado pela disciplina de Geografia, que teve a integração das disciplinas de História e Artes que, juntas, desempenharam um papel interdisciplinar na construção do conhecimento. A utilização de formas diferenciadas de aplicar os conteúdos escolares, como foi desenvolvido nesse Estudo do Meio, serviu como base para essa produção textual, buscando demonstrar aos professores das mais variadas disciplinas que o processo de ensino e aprendizagem no âmbito escolar, precisa acontecer em alguns momentos de forma integradora entre as mesmas. Nessa perspectiva é possível afirmar que a utilização de formas variadas de aplicar as aulas de Geografia contribui para a quebra de um diagnóstico prévio que se tem dessa disciplina, classificando-a como enfadonha e decorativa, apresentando uma proposta prazerosa ao ensinar, como também ao aprender. Como base teórica foram utilizadas diversos autores, a exemplo de Pontuschka, Paganelli e Cacete, Celso Antunes, Roberto Lobato Correia, Helena Callai, Antonio Carlos Castrogiovanni entre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Juliana Leopoldino Vilarpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação brasileirapt_BR
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectGeografia - ensino e estudopt_BR
dc.titleO estudo do meio no ensino de Geografiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gisélio Marques Pequeno Filho.pdfGisélio Marques Pequeno Filho719.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.