Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2586
Título: Sustentabilidade ambiental: perspectivas e desafios para o município de Pilões – PB
Autor(es): Machado, Aline de Oliveira
Palavras-chave: Sustentabilidade ambiental
Meio ambiente
Pilões - PB
Data do documento: 3-Dez-2013
Resumo: O artigo apresentado teve como foco central o termo sustentabilidade no município de Pilões – PB, além das condições segundo as quais os munícipes exploram os recursos naturais. A pesquisa enfatiza o seguinte problema: a análise da relação homem/meio e a perspectiva de inserir o termo sustentabilidade nas práticas cotidianas, objetivando contribuir para a exploração, divulgação e melhoria do equilíbrio ambiental na cidade acima citada. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas, observações de campo, pesquisa documental, leitura e interpretação de mapas. A investigação desenvolveu-se no período de 2012 - 2013. O tipo de pesquisa escolhida foi a pesquisa qualitativa, sob a forma descritiva. A caracterização da área permitiu conhecer fatos importantes do campo abordado, como sua população, economia, área, densidade demográfica bem como características geoambientais. O desenvolvimento da pesquisa foi baseado em conteúdos bibliográficos que definem termos importantes e que estão intimamente ligados com o termo em foco. Os termos são os seguintes: Exploração dos recursos naturais, definição de desenvolvimento sustentável, o próprio conceito de sustentabilidade e a importância da sustentabilidade ambiental, todos esses temas foram pesquisados e intencionados para a situação do município de Pilões. As contribuições teóricas, pesquisas documentais e os depoimentos dos sujeitos entrevistados, possibilitaram caracterizar a relação homem/meio e perceber que a sustentabilidade é um termo desconhecido e sem importância para a maioria das pessoas daquela cidade. Os dados possibilitaram também, informações sobre o esquecimento por parte dos gestores públicos para tal situação e algumas maneiras de se inserir o termo sustentabilidade no cotidiano da população pilonense.
Descrição: MACHADO, A. de O. Sustentabilidade ambiental: perspectivas e desafios para o município de Pilões – PB. 2013. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2586
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline de Oliveira Machado parte 1.pdfAline de Oliveira Machado parte 15.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Aline de Oliveira Machado parte 2.pdfAline de Oliveira Machado parte 26.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Aline de Oliveira Machado parte 3.pdfAline de Oliveira Machado parte 37.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.