Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25896
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAguiar, Cristiane Tavares de-
dc.date.accessioned2022-02-21T20:57:32Z-
dc.date.available2022-02-21T20:57:32Z-
dc.date.issued2021-11-29-
dc.identifier.otherCDD 331.31-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25896-
dc.descriptionAGUIAR.Cristiane Tavares de. A política educacional e sua contribuição no enfrentamento ao trabalho infantil. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo apresenta uma reflexão sobre a contribuição da política educacional brasileira no enfrentamento ao trabalho infantil. O trabalho infantil consiste em toda forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida por lei, de acordo com o arcabouço jurídico de cada país. Tomamos como objetivo geral refletir sobre o papel da política educacional no enfrentamento ao trabalho infantil. Foram apontadas discussões sobre o trabalho infantil no contexto do modo de produção capitalista dentro de uma perspectiva histórica e contemporânea, ressaltando as configurações, limites e possibilidades da política educacional no enfrentamento ao trabalho precoce. Para tanto, respalda-se no referencial teórico-metodológico crítico-dialético, por meio de pesquisa de natureza bibliográfica descritiva e documental sob uma perspectiva quanti-qualitativa. Destacamos que a política educacional brasileira possui um papel importante no que tange a contribuir para a erradicação do trabalho infantil. Pois, a educação é peça fundamental para efetivação dos direitos infantis e promoção de oportunidades que venham alterar os níveis de pobreza e desigualdade social no país. Portanto, as reflexões que foram aqui sistematizadas consistem em vários desafios, uma vez que, a raiz da exploração da mão de obra de crianças e adolescentes encontra-se nos pressupostos da estrutura da sociedade capitalista. Somente alterando essa estrutura e promovendo a igualdade social é que poderemos vir a erradicar essa forma perversa e violadora dos direitos infantis.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora. Prof.ª Dr.ªTerçália Suassuna Vaz Lirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectTrabalho infantilpt_BR
dc.titleA política educacional e sua contribuição no enfrentamento ao trabalho infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Cristiane Tavares de Aguiar.pdfPDF- Cristiane Tavares de Aguiar. pdf473.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo_de_ Deposito_ TCC. pdf56.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.