Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25896
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aguiar, Cristiane Tavares de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-21T20:57:32Z | - |
dc.date.available | 2022-02-21T20:57:32Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 331.31 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25896 | - |
dc.description | AGUIAR.Cristiane Tavares de. A política educacional e sua contribuição no enfrentamento ao trabalho infantil. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a contribuição da política educacional brasileira no enfrentamento ao trabalho infantil. O trabalho infantil consiste em toda forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida por lei, de acordo com o arcabouço jurídico de cada país. Tomamos como objetivo geral refletir sobre o papel da política educacional no enfrentamento ao trabalho infantil. Foram apontadas discussões sobre o trabalho infantil no contexto do modo de produção capitalista dentro de uma perspectiva histórica e contemporânea, ressaltando as configurações, limites e possibilidades da política educacional no enfrentamento ao trabalho precoce. Para tanto, respalda-se no referencial teórico-metodológico crítico-dialético, por meio de pesquisa de natureza bibliográfica descritiva e documental sob uma perspectiva quanti-qualitativa. Destacamos que a política educacional brasileira possui um papel importante no que tange a contribuir para a erradicação do trabalho infantil. Pois, a educação é peça fundamental para efetivação dos direitos infantis e promoção de oportunidades que venham alterar os níveis de pobreza e desigualdade social no país. Portanto, as reflexões que foram aqui sistematizadas consistem em vários desafios, uma vez que, a raiz da exploração da mão de obra de crianças e adolescentes encontra-se nos pressupostos da estrutura da sociedade capitalista. Somente alterando essa estrutura e promovendo a igualdade social é que poderemos vir a erradicar essa forma perversa e violadora dos direitos infantis. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora. Prof.ª Dr.ªTerçália Suassuna Vaz Lira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Capitalismo | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Trabalho infantil | pt_BR |
dc.title | A política educacional e sua contribuição no enfrentamento ao trabalho infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Cristiane Tavares de Aguiar.pdf | PDF- Cristiane Tavares de Aguiar. pdf | 473.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo_de_Deposito_TCC.pdf | Termo_de_ Deposito_ TCC. pdf | 56.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.