Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Acácio Rodrigues de-
dc.date.accessioned2022-02-21T20:57:42Z-
dc.date.available2022-02-21T20:57:42Z-
dc.date.issued2018-03-12-
dc.identifier.otherCDD 184-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25897-
dc.descriptionSOUSA, A. R. Os ditames de paidéia platônica. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia da Educação).- Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO artigo é de caráter bibliográfico e pretende analisar a formação do homem segundo Platão, no diálogo República, levantando em consideração as possíveis contribuições desse autor para o pensamento contemporâneo. Partiremos das indagações: a) Em que medida a obra do filósofo pode auxiliar na formação do homem nos dias atuais? b) Qual o ideal de formação platônica? c) Será que esse pensamento pode trazer respostas às necessidades atuais de “educação”, especialmente quando nos referimos à formação integral do homem? A nossa pretensão é mostrar que o pensamento antigo pode nos apontar alguns caminhos para algumas necessidades atuais, principalmente, quando a contemporaneidade exige do sujeito a necessidade de relacionar-se com os demais. Entretanto, somos desafiados a pensar uma educação integral, a qual contribui para a formação do físico e do sensível, sendo esta, portanto, uma educação virtuosa. Logo, o homem necessita de uma formação que atenda ao desenvolvimento de habilidades intelectuais e corporais, porque antes de atender às necessidades da fábrica o homem necessita, primeiramente, atender as suas necessidades. A nosso ver, parece-nos insuficiente educar apenas o indivíduo competente e capaz de competir e fazer parte do mercado de trabalho, ou de exercer apenas uma determinada função nesse processo mercantil, como propõe a educação contemporânea, sendo uma educação mercadora, simplesmente, para o trabalho. Urge, portanto, no dizer de Teixeira, que se faz necessário educar e formar o homem ético, participante de uma comunidade humana, e, como tal, incidente sobre a sua realidade social, tendo como ideário a sua transformação e manutenção.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Julio Cesar Kesteringpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPlatãopt_BR
dc.subjectFormação do homempt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.titleOs ditames da paidéia platônicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO - ESPECIALIZAÇÃO - CORRIGIDO.pdf387.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.PDF783.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.