Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25901
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Orleon Luiz Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-22T14:20:30Z | - |
dc.date.available | 2022-02-22T14:20:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25901 | - |
dc.description | BRITO, Orleon Luiz Oliveira de. Mobilização dos pressupostos teóricos e metodológicos do modelo de reconstrução educacional para a construção de uma sequência didática sobre cadeia alimentar. 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O conhecimento acerca do conteúdo cadeia alimentar (CA) tem se mostrado de difícil assimilação para alguns estudantes do ensino fundamental. Nesse sentido, a estruturação de intervenções educacionais, tais como as sequências didáticas (SD) se apresentam como possíveis soluções viáveis para o enfrentamento dos problemas educacionais identificados. Entretanto, é indicado que a construção de SDs envolva a utilização de aportes teóricos e metodológicos. Neste sentido, o modelo de reconstrução educacional (MRE), se apresenta como um aporte para o design de intervenções educacionais. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é mobilizar aspectos teóricos e metodológicos do MRE no processo de design de uma SD sobre CA para o ensino fundamental. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e trabalhou com a interpretação de dados descritos. A metodologia utilizada seguiu as orientações dos três componentes do MRE (análise da estrutura do conteúdo, investigação sobre as perspectivas dos estudantes e design e avaliação dos ambientes de ensino e aprendizagem) e garantiu as interações estabelecidas entre eles. Assim, foram identificadas algumas estratégias que auxiliaram na mobilização das oito características dos ambientes de ensino e aprendizagem planejados com o MRE: utilização de um repertório diverso de atividades, sugestão de atividades que os estudantes devem desenvolver sem o suporte permanente do professor, proposição de momentos nos quais as falas dos estudantes devem ser evidenciadas, utilização de recursos didáticos para apresentação do conteúdo científico, proposição de atividades em grupo e individuais, proposição de momentos nos quais o conhecimento científico deve ser evidenciado, proposição de momentos de sistematização de conteúdo orientado pelo professor. O esforço de identificar tais características elucidou que elas podem ser mobilizadas em diferentes momentos do processo de design de uma SD, e não apenas na estruturação do plano de ensino. Além disso, fortaleceu a ideia de que o MRE é um modelo seguro e viável para o design de intervenções educacionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Michelle Garcia da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Cadeia alimentar | pt_BR |
dc.subject | Modelo de Reconstrução Educacional | pt_BR |
dc.title | (18-02-2022) Mobilização dos pressupostos teóricos e metodológicos do modelo de reconstrução educacional para a construção de uma sequência didática sobre cadeia alimentar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Orleon Luiz Oliveira de Brito | PDF - Orleon Luiz Oliveira de Brito | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 65.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.