Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25917
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacário, Mikaella de Negreiros-
dc.date.accessioned2022-02-24T13:01:27Z-
dc.date.available2022-02-24T13:01:27Z-
dc.date.issued2020-02-17-
dc.identifier.otherCDD 370.71-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25917-
dc.descriptionMACÁRIO, M. de N. Relato vivencial do estágio em ensino de Ciências Biológicas II: Os desafios da prática docente. 2020. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA prática docente durante a graduação de Licenciatura visa à experiência e a aplicação das teorias vistas durante a formação inicial docente. Desse modo, articula, intrinsecamente, com as atividades de trabalho acadêmico, transcendendo a sala de aula para o conjunto do ambiente escolar. Assim, contribuindo para a formação da identidade do professor como educador, atuando como agente transformador da percepção do futuro docente dentro da profissão. Neste trabalho, estão descritas experiências vivenciadas no decorrer do Estágio em Ensino de Ciências Biológicas II, iniciação à docência no ensino fundamental, o qual se desenvolveu no período letivo de 2018.1, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, situada em Campina Grande - PB. Além disso, disserta-se sobre a importância deste para a formação docente inicial, sua aplicabilidade no ensino de ciências e o suporte legal que normatiza essa vivencia. Por fim, com as estratégias desenvolvidas durante o estágio de formação, vivencia-se a realidade existente nas escolas públicas, a qual é imprescindível para superar as dificuldades só percebidas na prática, como: o nível de linguagem para compreensão pelo alunado; a construção do plano de aula compatível com o tempo estabelecido para a ministração do conteúdo; as diferentes realidades físicas da escola, além de lidar com a heterogeneidade de perfis do alunado e modos de aprender de cada um. Portanto, o estágio supervisionado contribui para a postura profissional, com um olhar humanizado, que permite reconhecer as necessidades dos alunos e adequar-se as singularidades encontradas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cibelle Flávia Farias Nevespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleRelato vivencial do estágio em ensino de Ciências Biológicas II: Os desafios da prática docentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mikaella de Negreiros Macário.pdfPDF - Mikaella de Negreiros Macário1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.