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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25931
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vaz, Thalyta Cristina Agostinho Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-02T12:46:56Z | - |
dc.date.available | 2022-03-02T12:46:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25931 | - |
dc.description | VAZ, Thalyta Cristina Agostinho Gomes. Pesquisa de desenvolvimento de um RPG de aventura sobre répteis: uma análise por pares. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os jogos educacionais se apresentam como uma ferramenta interessante para auxiliar no ensino de Ciências e Biologia. Pensando nisso, foi desenvolvido um jogo no estilo RPG de aventura (livro-jogo) com o intuito de promover a diminuição de preconceitos e falsas crenças acerca da classe Reptilia. Essas crenças e preconceitos provocam medo e ojeriza em muitas pessoas, podendo levar à matança indiscriminada de representantes desse grupo animal, provocando desequilíbrios ecológicos e diminuição de espécies de importância médica. O jogo tem como público-alvo pessoas a partir de 12 anos e foi produzido com base no Modelo de Reconstrução Educacional (MRE), aporte teórico-metodológico utilizado para o planejamento de intervenções educacionais. Após a confecção, o livro foi disponibilizado para a avaliação por pares, para avaliar sua qualidade e ajudar a responder a seguinte questão: “Quais as características que um jogo educacional complexo, no modelo de RPG de aventura, voltado para indivíduos a partir de 12 anos, precisa ter para ser eficaz na promoção da superação de preconceitos sobre a classe Reptilia através da reconstrução educacional?”. Após a análise das respostas e comparação com o aporte teórico e a literatura científica disponível, consideraram-se essenciais para a eficácia do livro-jogo as seguintes características: os personagens devem ser bem desenvolvidos; os conflitos do enredo devem ser bem explorados; a linguagem científica deve ser apresentada de forma simples e o conteúdo educacional deve estar relacionado ao enredo de modo fluido e natural. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientação: Profa. Dra. Roberta Smania Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Jogos Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Répteis | pt_BR |
dc.subject | Modelo de Reconstrução Educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Pesquisa de desenvolvimento de um RPG de aventura sobre répteis: uma análise por pares | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PDF - Thalyta Cristina Agostinho Gomes Vaz.pdf | PDF - Thalyta Cristina Agostinho Gomes Vaz | 935.13 kB | Unknown | Visualizar/Abrir |
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