Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Rafael Azevedo-
dc.date.accessioned2022-03-04T18:52:23Z-
dc.date.available2022-03-04T18:52:23Z-
dc.date.issued2021-10-14-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25934-
dc.descriptionSOUZA, R. A. Formação docente em geografia: Relações de complementaridade junto a programas institucionais. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como principal objetivo refletir sobre a importância dos programas institucionais de formação inicial de professores – Programa Institucional de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica adotados na Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campus-III, mais especificamente no Curso de Geografia. Logo, a pesquisa foi desenvolvida por meio qualitativo em pesquisa participante, a princípio foi realizado um levantamento bibliográfico visando uma bagagem teórica abrangente, com autores como: Masetto (1998), Pimenta (1999), Viega (2004), Freire (2009), dentre outros. Na prática, a pesquisa foi realizada com aplicação de questionários aos integrantes dos Programas Institucionais na colaboração da formação docente. A amostra é composta por 11 integrantes de tais programas, resultando que na participação o processo de construção de conhecimento torna-se cada vez mais aprimorado, visto que, o elo Universidade/Escola contribui significativamente na evolução crítica do professor. Em suma, os programas de iniciação à docência citados são relevantes no processo de formação do professor, porque é a partir da experiência no ambiente escolar que o licenciando adquire e analisa novas estratégias de ensino. Além de desenvolver pesquisas na área da educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Angélica Mara de Lima Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectInciação docentept_BR
dc.titleFormação docente em Geografia: relações de complementaridade junto a programas institucionaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Azevedo SouzaPDF - Rafael Azevedo Souza602.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito336.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.