Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25979
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Geisiane Antonita do-
dc.date.accessioned2022-03-14T20:18:24Z-
dc.date.available2022-03-14T20:18:24Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.otherCDD 658-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25979-
dc.descriptionNASCIMENTO, Geisiane Antonita do. Educação para a Cidadania: um estudo de caso em uma Escola Cidadã Integral Técnica da rede estadual de ensino da cidade de Umbuzeiro - PB. 2020, 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO acesso ao conhecimento, a interação social e a possibilidade de participar de debates que tratem de questões de ordem pública, são aspectos considerados fundamentais para o desenvolvimento da consciência política dos cidadãos. Portanto, a escola pode ser considerada o local ideal para a formação de cidadãos reflexivos e críticos que desenvolvam o potencial de contribuir, efetivamente, para a melhoria da sociedade como um todo. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar, na percepção dos profissionais de educação, se as práticas pedagógicas adotadas pela Escola Cidadã Integral Técnica Presidente João Pessoa (ECIT), proporcionam meios para a formação da consciência política dos alunos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter descritivo, com abordagem qualitativa e, caracterizada como estudo de caso. O universo da pesquisa é composto por 21 profissionais da educação que atuam na escola. A amostra da pesquisa foi do tipo não probabilística por acessibilidade, totalizando 15 profissionais que realizam atividades junto ao primeiro e segundo anos do ensino médio. Os relatos foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, realizadas de forma remota, através da plataforma meet. Após coletados os relatos foram submetidos à técnica qualitativa denominada análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram, que na percepção dos profissionais de educação, as práticas pedagógicas adotadas pela ECIT estão inseridas no currículo escolar como temas transversais e, permeiam as disciplinas básicas e/ou específicas, proporcionando meios para a formação da consciência política dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Dra. Gêuda Anazile da Costa Gonçalvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCidadania ativapt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectConsciência políticapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.titleEducação para a cidadania: um estudo de caso em uma Escola Cidadã Integral Técnica da rede estadual de ensino da cidade de Umbuzeiro - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito - Geisiane Antonita do Nascimento.pdfTermo de depósito602.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Geisiane Antonita do Nascimento.pdfTCC - Geisiane Antonita do Nascimento607.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.