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dc.contributor.authorFlôr, Maria Rosilene Gomes-
dc.date.accessioned2022-03-16T14:37:28Z-
dc.date.available2022-03-16T14:37:28Z-
dc.date.issued2019-03-12-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26000-
dc.descriptionFLÔR, Maria Rosilene Gomes. O software Gcompris: Análise das contribuições no processo de alfabetização de crianças. 2019. 58f. Monografia (Especialização EAD em Tecnologias Digitais na Educação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNa era digital, o avanço tecnológico atinge cada vez mais as instituições e as práticas sociais. Sendo assim, é fundamental que o professor conecte o ensino com o universo da criança, através de práticas inovadoras, integrando ao processo pedagógico o uso das tecnologias digitais que estiverem disponíveis na escola, para oportunizar situações de aprendizagem lúdica, dinâmica e colaborativa. Com base nessa premissa, esta pesquisa buscou analisar as contribuições do software educativo GCompris no processo de alfabetização de crianças de uma escola municipal de Campina Grande-PB. Para a execução deste estudo, utilizou-se a pesquisa qualitativa, de cunho exploratória descritiva, através da contribuição de estudiosos que nortearam a fundamentação teórica. Além disso, foi realizada uma avaliação dos aspectos técnicos e pedagógicos do GCompris, observando a prática das professoras alfabetizadoras ao utilizar o GCompris com seus alunos; houve ainda a aplicação de um questionário com essas profissionais, a fim de conhecer suas concepções acerca do uso desse software no processo de alfabetização de crianças. Com base na análise dos dados, o GCompris possui características técnicas e pedagógicas próprias de um software educativo, sendo considerado pelas docentes participantes da pesquisa uma ferramenta tecnológica, capaz de contribuir, de forma significativa, para o processo de aquisição da leitura e da escrita das crianças do ciclo da alfabetização. Contudo, constatou-se que o GCompris apresenta falhas, como ausência de áudio explicativo em algumas atividades/jogos e o feedback precisa ser melhorado, no intuito de orientar o usuário a identificar e corrigir seus erros. Dessa forma, vale destacar a relevância do professor avaliar o jogo, ou qualquer outra tecnologia digital, a ser utilizada no processo de ensino e aprendizagem, para conhecer suas possíveis contribuições, possibilidades e falhas. Essas informações são fundamentais para o planejamento do trabalho pedagógico do professor com o uso de tecnologias como recurso para o desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moitapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetização digitalpt_BR
dc.subjectSoftware Gcomprispt_BR
dc.subjectAprendizagem digitalpt_BR
dc.titleO software Gcompris: Análise das contribuições no processo de alfabetização de criançaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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