Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26014
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, José Milton Jerônimo | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-16T14:39:53Z | - |
dc.date.available | 2022-03-16T14:39:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 796 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26014 | - |
dc.description | BARBOSA, Jose Milton Jerônimo. Jogos cooperativos no ensino fundamental: contribuições para o desenvolvimento de valores nas aulas de educação física. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como principal finalidade, investigar o desenvolvimento de valores, socialmente construídos em interações sociais, entre alunos e alunas, em aulas de Educação Física, através da vivência de atividades e Jogos Cooperativos ,(JC). Sobre Jogos Cooperativos buscamos respaldo em estudos realizados por: Orlick (1998); Brotto (2000); Soler (2006); Vandelão (2004); dentre outros. A experiência da pesquisa, decorreu da nossa atuação durante o Estágio Docente em Educação Física. Assim, o percurso metodológico é de natureza qualitativa, e o tipo de pesquisa se definiu como Pesquisa-Ação. A experiência de estágio foi desenvolvida com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Mogeiro - PB. Para a realização da pesquisa, foi elaborado um questionário contendo 06 questões, relacionadas à atividades e jogos cooperativos, respondidas pelos educandos envolvidos, ao final dessas atividades e jogos, nas aulas de Educação Física, durante o referido Estágio. Os resultados apontaram que os jogos e atividades cooperativas possibilitaram o desenvolvimento físico e afetivo, bem como valores socialmente construídos, como o respeito mútuo, a solidariedade, a humildade e o companheirismo entre os alunos, reduzindo, dessa maneira, os conflitos existentes. Concluímos que o trabalho com Jogos cooperativos podem ajudar os educandos a se tornarem pessoas melhores, capazes de aprender a dividir e conviver, respeitando limites e diferenças no meio em que vivem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profª Drª Glória Maria Leitão de Souza Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | jogos cooperativos | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Jogos cooperativos no ensino fundamental: contribuições para o desenvolvimento de valores nas aulas de educação física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - PARFOR - ED. FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jose Milton Jerônimo Barbosa.pdf | PDF - Jose Milton Jerônimo Barbosa.pdf | 440.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.