Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2601
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro Filho, Rosálvaro | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-03T17:35:11Z | - |
dc.date.available | 2013-12-03T17:35:11Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2601 | - |
dc.description | RIBEIRO FILHO, R. Práticas de leituras de estudantes secundaristas: reflexões educomunicativas. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo, em linhas gerais e através de uma pesquisa descritiva, busca identificar as práticas de leituras de estudantes secundaristas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Hortensio de Souza Ribeiro – PREMEN – localizada na cidade de Campina Grande – PB. Neste sentido, o trabalho parte da seguinte questão-problema: quais os interesses de leituras de alunos secundaristas em fase final de curso? Os objetivos específicos da pesquisa podem ser destacados da seguinte forma: realizar um estudo teórico sobre a leitura e a Educomunicação, identificar os principais gostos/hábitos de leitura dos alunos envolvidos na pesquisa e refletir sobre a importância de se estimular no contexto do ensino práticas de leituras da mídia. Do ponto de vista teórico, a pesquisa obteve contribuições advindas de estudiosos como Bakhtin (1997), Ferrari (2007), Melo e Tosta (2008), Neves (2009), Orlandi (1999), dentre outros. Os resultados da pesquisa apontam a baixa prática de leitura da mídia, sobretudo jornalística, desses alunos, atingindo, por exemplo, em ambientes virtuais, a porcentagem de 60% o entretenimento. Não queremos dizer que a Internet não tenha a função de entreter: tem, mas não há nela apenas esta função. É preciso que a escola incentive os alunos a lerem não como um castigo – como culturalmente conhecemos que o aluno bagunceiro deve ir para a biblioteca ler –, mas como uma necessidade social/intelectual. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Manassés Morais Xavier | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educomunicação | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | Práticas de leituras de estudantes secundaristas: reflexões educomunicativas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 27 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rosálvaro Ribeiro Filho - parte 1.pdf | Rosálvaro Ribeiro Filho - parte 1 | 2.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Rosálvaro Ribeiro Filho - parte 2.pdf | Rosálvaro Ribeiro Filho - parte 2 | 1.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Rosálvaro Ribeiro Filho - parte 3.pdf | Rosálvaro Ribeiro Filho - parte 3 | 1.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.