Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro Filho, Rosálvaro-
dc.date.accessioned2013-12-03T17:35:11Z-
dc.date.available2013-12-03T17:35:11Z-
dc.date.issued2013-12-03-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2601-
dc.descriptionRIBEIRO FILHO, R. Práticas de leituras de estudantes secundaristas: reflexões educomunicativas. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo, em linhas gerais e através de uma pesquisa descritiva, busca identificar as práticas de leituras de estudantes secundaristas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Hortensio de Souza Ribeiro – PREMEN – localizada na cidade de Campina Grande – PB. Neste sentido, o trabalho parte da seguinte questão-problema: quais os interesses de leituras de alunos secundaristas em fase final de curso? Os objetivos específicos da pesquisa podem ser destacados da seguinte forma: realizar um estudo teórico sobre a leitura e a Educomunicação, identificar os principais gostos/hábitos de leitura dos alunos envolvidos na pesquisa e refletir sobre a importância de se estimular no contexto do ensino práticas de leituras da mídia. Do ponto de vista teórico, a pesquisa obteve contribuições advindas de estudiosos como Bakhtin (1997), Ferrari (2007), Melo e Tosta (2008), Neves (2009), Orlandi (1999), dentre outros. Os resultados da pesquisa apontam a baixa prática de leitura da mídia, sobretudo jornalística, desses alunos, atingindo, por exemplo, em ambientes virtuais, a porcentagem de 60% o entretenimento. Não queremos dizer que a Internet não tenha a função de entreter: tem, mas não há nela apenas esta função. É preciso que a escola incentive os alunos a lerem não como um castigo – como culturalmente conhecemos que o aluno bagunceiro deve ir para a biblioteca ler –, mas como uma necessidade social/intelectual.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Manassés Morais Xavierpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titlePráticas de leituras de estudantes secundaristas: reflexões educomunicativaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosálvaro Ribeiro Filho - parte 1.pdfRosálvaro Ribeiro Filho - parte 12.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Rosálvaro Ribeiro Filho - parte 2.pdfRosálvaro Ribeiro Filho - parte 21.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Rosálvaro Ribeiro Filho - parte 3.pdfRosálvaro Ribeiro Filho - parte 31.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.