Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2602
Título: Proposta de implantação do Balanced Scorecard para uma pequena empresa: estudo empírico com enfoque nas principais dificuldades encontradas
Autor(es): Ferraz, Renata Cruz
Palavras-chave: Balanced Scorecard
Small Business
Planning Strategic
Planejamento estratégico
Pequenas empresas
Data do documento: 3-Dez-2013
Resumo: O Balanced Scorecard (BSC) surgiu como ferramenta de gestão estratégica visando auxiliar na medição de desempenho das empresas. Essa ferramenta foi inicialmente desenvolvida para grandes empresas, porém, com o tempo, passou a ser aplicada com adaptações, na maioria dos casos, também, nas pequenas empresas. Estas devido as suas particularidades, normalmente, não possuem uma estratégia definida que direcione suas ações afim de que se tornem competitivas e permaneçam em atividade. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta de implantação do BSC para uma pequena empresa, evidenciando as principais dificuldades encontradas nesse processo. A pesquisa caracteriza-se, metodologicamente, como exploratória e descritiva tendo por base um estudo de caso realizado em uma pequena empresa de segurança eletrônica. Utilizou-se o roteiro de entrevista como instrumento de pesquisa para coleta de dados. As entrevistas foram elaborados contemplando a realidade e as situações vivenciadas pela empresa analisada. As conclusões do trabalho indicam que a elaboração da proposta de implantação de BSC trouxe maior clareza sobre a situação da empresa objeto da pesquisa possibilitando ao gestor ter uma visão mais ampla sobre o ambiente em que seu empreendimento está inserido. Além disso, vale destacar como dificuldades que surgiram no processo de elaboração a ausência de planejamento estratégico e de um sistema de informação que proporcionasse um conhecimento maior da organização.
Descrição: FERRAZ, R. C. Proposta de implantação do Balanced Scorecard para uma pequena empresa: estudo empírico com enfoque nas principais dificuldades encontradas. 2010. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2602
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Cruz Ferraz.pdfRenata Cruz Ferraz704.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.