Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26025
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rocha, Antônio Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-16T15:09:17Z | - |
dc.date.available | 2022-03-16T15:09:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 796 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26025 | - |
dc.description | ROCHA, Antônio Silva. Capoeira na escola como um processo de inclusão. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se trata de um relato de experiência oportunizado pelo estágio supervisionado III, com o campo de atuação na Escola Estadual Frei Alberto, localizado na cidade de Fagundes-PB, onde foi realizado o papel do estagiário durante o processo de aprendizagem, valorizando a realidade dos alunos, aproximando e favorecendo a interação estágio/ aluno. Tendo como público alvo os alunos do 5°ano no decorrer dos estágios nos deparamos com algumas dificuldades como a falta de materiais, fatores estes que muitas vezes tivemos que fazer algumas adaptações no intuito fazer com que todos os alunos interagissem com as atividades realizadas. Entretanto este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo tornar as aulas de educação física em aulas práticas e atraentes utilizando a capoeira como ferramenta de inclusão, estimulando a participação dos mesmos, através de vivência e experiência adquirida durante a realização do estágio. A metodologia aplicada baseou-se em aulas práticas e teóricas, tendo como abordagem principal: capoeira como atividade inclusiva. Nas aulas teóricas os alunos conheceram a origem da capoeira. Nas aulas práticas, o método utilizado incentivou a afetividade e a interação dos alunos entre si. Logo foi possível observar que a função do estagiário é indispensável no processo de ensino-aprendizagem, pois promove uma importante troca de experiência. Na relação Educação Física com o uso da capoeira, observou-se nos alunos maior motivação e se mostraram mais receptivos à aprendizagem. Por fim, pode-se concluir que a oportunidade desse estágio foi de grande importância para o meu processo de formação, impelindo o incentivo à docência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Regimênia Maria Braga de Carvalho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Social | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.title | Capoeira na escola como um processo de inclusão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - PARFOR - ED. FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Antônio Silva Rocha.pdf | PDF - Antônio Silva Rocha | 679.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.