Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26027
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ronilson de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-16T15:09:30Z | - |
dc.date.available | 2022-03-16T15:09:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 796 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26027 | - |
dc.description | SILVA, Ronilson de Carvalho. Karatê como fator de inclusão dentro do contexto do desenvolvimento motor: relato de experiência. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Karatê, também conhecido como “mãos vazias”, teve sua origem na ilha de Okinawa no Japão, a pratica, karatê seja pela busca na qualidade de vida, conhecimento como defesa pessoal, filosófico ou como atividade desportiva. Este relato de experiência com os alunos de Karatê, relata quanto a importância da sua formação prática realizada. O desenvolvimento musculoesqueléticas mais frequentes no Karatê envolvem os membros inferiores (perna e coxa), seguidos pelo tronco (cabeça e pescoço) e por último os membros superiores (mãos e dedos). Inclui exercícios de fortalecimento muscular, incluindo os músculos de estabilização central, treino sensório-motor, alongamentos, correção do gesto. Karatê como instrumento de socialização, tendo em vista a necessidade de formação de valores humanos na sociedade atual, buscando ainda identificar as contribuições do karatê para a formação de valores e desenvolvimento de habilidades sociais. Pode-se concluir que, o karatê contribui para a socialização de crianças e adolescentes porque visa principalmente a formação do caráter adolescência, favorece o desenvolvimento da autoconfiança, bem como habilidades necessárias ao processo de socialização. O uso pedagógico da prática do karatê como meio de socialização pode contribuir. Significativamente porque direciona suas energias de forma saudável à cooperação e à socialização, criando um bem-estar para todos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Álvaro Luís Pessoa de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Karatê | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Social | pt_BR |
dc.title | Karatê como fator de inclusão dentro do contexto do desenvolvimento motor: relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - PARFOR - ED. FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ronilson de Carvalho Silva.pdf | PDF - Ronilson de Carvalho Silva | 1.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.