Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26046
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Rebeka Sabryna | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-18T18:09:30Z | - |
dc.date.available | 2022-03-18T18:09:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 379.324 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26046 | - |
dc.description | FREITAS, R. S. Políticas públicas no ensino de matemática: percepções de professores no município de Monteiro-PB. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo analisar as percepções que os professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Monteiro - PB têm sobre as políticas públicas que influenciam o ensino de Matemática. A pesquisa foi fundamentada, em ênfase, nas ideias de Mainardes (2018), Ferreira e Santos (2014) e Frigotto et al (1992) em torno das perspectivas e desafios das políticas públicas educacionais como direito social, bem como em Santalô (1990) com suas reflexões referentes ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Nossa questão norteadora foi: quais as percepções dos professores de Matemática do município de Monteiro - PB acerca das políticas públicas existentes com influência direta ou indireta no ensino de Matemática? A pesquisa foi dividida em três etapas: 1. Fizemos um trabalho de estudo e revisão da literatura sobre o ensino de Matemática e as políticas públicas; 2. Produção de dados por meio de questionários aplicados com os professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino; 3. Análise e discussão dos dados obtidos a partir dos questionários aplicados. A nossa pesquisa consistiu em uma análise documental, portanto, um trabalho de cunho qualitativo segundo Fiorentini e Lorenzato (2009). A análise apontou que os sujeitos da pesquisa, professores e professoras da rede municipal, profissionais com mais de 10 anos de atuação na rede, possuem dificuldade de reconhecer a existências de políticas públicas educacionais e como elas impactam diretamente no ensino de Matemática. Bem como a necessidade a necessidade de políticas públicas capazes de atender às demandas do município. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profº. Dr. José Luiz Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas no ensino de matemática: percepções de professores no município de Monteiro-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rebeka Sabryna Freitas.pdf | PDF - Rebeka Sabryna Freitas | 658.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 73.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.