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dc.contributor.authorSantiago, Armando da Silva-
dc.date.accessioned2022-03-22T13:15:50Z-
dc.date.available2022-03-22T13:15:50Z-
dc.date.issued2019-01-29-
dc.identifier.otherCDD 372.358-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26064-
dc.descriptionSANTIAGO, Armando da Silva. Uso da plataforma Arduíno como recurso para o desenvolvimento de habilidades e competências de ensino de física e pensamento computacional. 2019. 108f. Monografia (Especialização EAD em Tecnologias Digitais na Educação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO argumento de usar a prática experimental como recurso pedagógico eficaz é unânime entre a comunidade acadêmica. Vygostsky propõe que ―aprendizagem é uma experiência social, de interação pela linguagem e pela ação‖. Papert defende Construcionismo, e propõe que ―o aprendizado acontece quando uma pessoa constrói algo desejado‖. Assim em tempos de revoluções tecnológicas em que a robótica aparece como ferramenta na indústria moderna, sugere-se que deva ser usada como ferramenta pedagógica em sala de aula. Possibilitando desenvolver habilidades e competências pretendidas pelo Ensino de Ciências e do Pensamento Computacional, pois informações verificadas pelo exame PISA indicam que o Brasil está em penúltimo lugar, comparado com todos outros países participantes da OCDE (Organisation for EconomicCo-operationandDevelopment)). Assim foi planejado e desenvolvido um curso usando a plataforma Arduíno e outros recursos para alunos do ensino médio. Foi desenvolvido a temática da 4ª Revolução Industrial, e depois a montagem e programação de dispositivos com placas eletrônicas Arduíno, planejados pelo professor mediador e propostos para e pelos alunos. Esperava-se no final de curso, na culminância que alunos expusessem o produto relacionando com alguma a temática de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além de produzirem um vídeo com a execução do projeto. O método de pesquisa utilizado foi o observacional, assistemático em que o observador era participante e o procedimento técnico foi o estudo de caso. Foi observado no desenvolvimento do curso que os alunos desempenharam suas tarefas com o êxito previsto com participação das aulas teóricas sobre as revoluções industriais, bem como nas aulas práticas com experimentos pré-definidos baseado em Arduíno, montando os circuitos, compilando os programas e efetivando processo de controle do equipamento. Entretanto quando os alunos escolheram seus projetos para desenvolvimento e as dificuldades surgiram devido à complexidade de montagem e programação, sendo necessário maior atenção do professor mediador e prejudicando o cumprimento prazos previstos. Em que processo documentação dos projetos através de vídeos também foram prejudicados como também os estudos para relacionarem os objetos projetados com os temas de Física e Ciências. Todavia as equipes conseguiram construir seus projetos expor em um evento para a comunidade. Assim alguns objetivos foram alcançados como a inserção da temática da 4ª Revolução Industrial; introdução de robótica, eletrônica e programação de softwares; criação de objetos; Os objetivos não alcançados foram a não documentação através de mídias de vídeo do processo de construção dos objetos pelos alunos; a não relação dos objetos com os fenômenos da natureza na culminância; e a falta de interação no grupo virtual WhatsApp. Assim sugere que no desenvolvimento de novos projetos de tendência maker os alunos recebam cursos para desenvolver habilidades para planejamento e execução projetos e que o processo metodológico seja sistemático para possam avaliar individualmente os participantes da pesquisa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Daniel Schererpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectPlataforma Arduínopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleUso da plataforma Arduíno como recurso para o desenvolvimento de habilidades e competências de ensino de física e pensamento computacionalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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