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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Edson Diego Nascimento da-
dc.date.accessioned2022-03-22T13:16:09Z-
dc.date.available2022-03-22T13:16:09Z-
dc.date.issued2019-03-12-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26067-
dc.descriptionSILVA, Edson Diego Nascimento da. A metodologia da Octalysis e a gamificação em sala de aula. 2019. 42f. Monografia (Especialização EAD em Tecnologias Digitais na Educação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractOs avanços da tecnologia têm provocado impactos e ações transformadoras na sociedade em seus comportamentos, formas de pensar, de agir e apontando para a necessidade de mudanças na instituição escolar. A escola conta com uma geração de jovens conectados e que conseguem com facilidade divulgar e acessar diferentes tipos informação. Como consequência, os modelos de ensino nos quais o professor assume um papel centralizador do conhecimento, já não mais condizem com a realidade dos alunos, sendo cada vez mais difícil motivá-los a aprender de uma forma passiva. Por outro lado, nota-se que esses alunos, que vivem emergidos nessa era tecnológica, costumam sempre demonstrar enorme interesse quando se fala ou utiliza os games na prática educativa. A metodologia da Octalysis como apoio para gamificação vem trazendo resultados satisfatórios para grandes empresas como Microsoft e Nike e já vem sendo usada na motivação de alunos em sala de aula. No entanto, há uma problemática comum presente na construção de estratégias gamificadas para educação, que consiste na falta de uma metodologia clara para os professores que os norteie de forma eficaz sobre como utilizar metodologias e recursos da era digital para motivar os alunos. Tendo em vista a problemática e o notório interesse dos alunos por games, foi desenvolvida esta pesquisa que tem por objetivo utilizar e analisar a metodologia da Octalysis, no processo de ensino e aprendizagem Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter participativo, exploratório e descritivo, que teve como sujeitos vinte e cinco alunos do sétimo ano dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola privada da cidade de Esperança-PB. Como percurso metodológico realizou-se incialmente um estudo bibliográfico sobre o tema em estudo, logo após, por meio de um questionário foi traçado o perfil dos alunos presentes na sala de aula, que foi caracterizada como uma turma de jogadores. Com isso, analisamos quais motivadores do Framework Octalysis se enquadrariam melhor com o perfil da turma. Nas aulas utilizando desafios, desenvolvimento e conquista ou imprevisibilidades, que são características da Octalysis, buscou-se aliar os momentos de abordagem teórica e práticas da gamificação. Os resultados obtidos com as respostas dos alunos e evolução das notas no final do bimestre, além das observações realizadas, revelaram um maior engajamento dos alunos na realização das atividades e desafios, além da eficácia da metodologia proposta.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profª Drª Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Mottapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMetodologia da Octalysispt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleA metodologia da Octalysis e a gamificação em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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