Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2606
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guedes, Maria Vilma Alves | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-03T18:47:07Z | - |
dc.date.available | 2013-12-03T18:47:07Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2606 | - |
dc.description | GUEDES, Maria Vilma Alves. O convívio com a diferença: a temática indígena na percepção de alunos no ensino médio. 2011. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | A escola para cumprir sua função social necessita possibilitar ao educando uma visão de mundo pautada no respeito ao outro em todas as dimensões, fortalecendo assim o conceito de cidadania plena. O ensino de Geografia possibilita o educando o acesso a varias construções sociais e históricas, na perspectiva da Geografia Cultural o conhecimento da diversidade étnica presente na sociedade brasileira. As temáticas podem contribuir ou não de acordo com a metodologia e prática utilizada no âmbito da sala de aula na formação. A diversidade étnica indígena existente no Brasil esta distante de serem compreendidas no espaço escolar sendo um desafio construir a idéia das diferenças como algo que possa agregar no outras qualidades e direitos existentes nos documentos oficiais que regem a população brasileira, para que direitos não sejam negados no convívio social. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos alunos da disciplina Geografia nas series finais do ensino fundamental em suas formulações sobre a construção do que vem a ser um indígena brasileiro. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, analisada pela teoria de Bardin (2009), em que os discursos foram categorizados (Índio e Natureza, Antropofagia, Vestimentas), com a finalidade de compreendermos a percepção desses educandos em relação às diferenças étnicas e aos direitos constitucionais relacionados às diferenças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Celênia de Souto Macêdo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Etnia | pt_BR |
dc.subject | Índio | pt_BR |
dc.title | O convívio com a diferença: a temática indígena na percepção de alunos no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Vilma Alves Guedes.pdf | Maria Vilma Alves Guedes | 302.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.