Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26092
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cipriano, Camila Thialla de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-24T20:47:46Z | - |
dc.date.available | 2022-03-24T20:47:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.64 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26092 | - |
dc.description | CIPRIANO, C. T. S. O ensino de literatura nas turmas do Ensino Médio em uma escola de ensino integral em Sumé-PB. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | Um cenário já detectado há algumas décadas, mas que ainda persiste nos dias atuais é o fato de o ensino de literatura ser tomado como pretexto para a realização de outras atividades, o que confronta o caráter humanizador e a função da literatura em formar leitores críticos e participativos em questões da sociedade, como apregoam Candido (1988) e Cosson (2006), por exemplo. Diante deste cenário, este trabalho objetivou diagnosticar o ensino de literatura no ensino médio de uma escola da rede pública localizada na cidade de Sumé – PB. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário, aplicado com professores de Língua Portuguesa que atuam nas turmas do ensino médio da referida escola. Foi possível constatar que existe significativo desinteresse dos alunos para com a leitura de textos literários e com a aula de literatura. O livro didático é utilizado como apoio para aulas e para a seleção de obras. Não há muito espaço para leitura de obras integrais. Além disso, existe um acervo reduzido de livros destinados às aulas de literatura. Conclui-se, mediante o cenário detectado, que há ainda uma grande necessidade de que incentivos governamentais, estratégias por parte da escola e professores sejam traçadas para que os entraves deste ensino sejam solucionados, de modo que a literatura consiga cumprir com sua função e os alunos tenham maior interesse pela área. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profº. Drº. Marcelo Medeiros da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino literário | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.title | O ensino de literatura nas turmas do Ensino Médio em uma escola de ensino integral em Sumé-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Camila Thialla de Sousa Cipriano.pdf | PDF - Camila Thialla de Sousa Cipriano | 502.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 110.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.