Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26098
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Iara Donato da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T19:28:40Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T19:28:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 362.2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26098 | - |
dc.description | SILVA, I. D. da. A contribuição do exercício profissional do/a assistente social para a inclusão de alunos com o transtorno do espectro autista no sistema educacional regular. 2019. 25f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | A realidade das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus familiares constitui-se de desafios nos tratamentos especializados, na inclusão escolar e no acesso aos serviços disponíveis, de âmbitos privado e público. Este estudo objetiva refletir sobre a inclusão de alunos com o TEA nas escolas regulares. Tratando-se de um estudo bibliográfico e de natureza qualitativa, foi desenvolvido considerando um material já elaborado. A partir de Oliveira et al (2015), no Brasil, a preocupação com a educação especial surgiu no final da década 1950, iniciando o período nomeado de integração. No entanto, o Estado assumiu a educação especial a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 4.024/6, Para Tartuce (2015), a inclusão educacional escolar de crianças e jovens com TEA vêm se mostrando um desafio a todos os envolvidos no processo educativo, De acordo com Xavier (2018), nesse espaço, o profissional de serviço social aproxima-se da família e intervém com o objetivo de identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam a problemática social no campo educacional. O percurso teórico deste artigo percorreu os seguintes itens: trajetória da política de educação brasileira para a efetivação da educação inclusiva dos alunos com deficiência, a inclusão educacional de alunos com transtorno do espectro autista, a política nacional de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista e a atuação do serviço social para a inclusão educacional de alunos com transtorno do espectro autista. Diante do estudo, vimos que nos dias atuais a inclusão educacional escolar de alunos com TEA vêm se mostrando um desafio a todos os envolvidos no processo educativo e tem sido meta para as políticas públicas educacionais. Constatamos a importância do/a assistente social nas práticas de inclusão educacional voltadas para esses alunos, pois reúne responsabilidades e qualidade técnica cientifica para assistir à pessoa com autismo e sua família de maneira respeitosa e profissional. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba - UEPB | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social | pt_BR |
dc.subject | Sistema educacional | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.title | A contribuição do exercício profissional do/a assistente social para a inclusão de alunos com o transtorno do espectro autista no sistema educacional regular | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Iara Donato da Silva.pdf | 545.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.