Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26103
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Elizonda Meireles de | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T21:30:35Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T21:30:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26103 | - |
dc.description | LIMA, E. M. de. A Importância da ludicidade no ensino remoto: reflexões sobre uma vivência no Programa da Residência Pedagógica na UEPB-CAMPUS III. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) -Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva analisar a importância do lúdico no contexto do ensino remoto, através das atividades desenvolvidas no Programa da Residência Pedagógica-Subprojeto de Pedagogia/Campus III - UEPB (2020-2021). A sociedade brasileira, assim como o sistema educacional brasileiro necessitou, no período da pandemia do Covid-19, de mudanças diversas, dentre as quais se destaca a adoção de ferramentas que favoreçam o ensino e aprendizagem dos discentes. Nesse sentido, é imprescindível a construção de políticas públicas que ofereçam melhores condições de trabalho aos professores e uma estrutura escolar adequada às necessidades dos discentes. Para tanto, a partir de leituras teóricas de autores(as) como: Matos (2013), Gil (2008), Spodek e Saracho (1998), Chaves (2013), Barros (2009), entre outros e dos preceitos da abordagem qualitativa de pesquisa, mediatizada pelo estudo bibliográfico e pela pesquisa participante, estruturamos metodologicamente essa pesquisa. O estudo evidenciou as dificuldades encontradas, assim como, a importância do lúdico durante esse processo. Apresentando reflexões sobre o ensino remoto no contexto pandêmico vivenciado nesse período, enquanto bolsista do Programa da Residência. Os resultados apontaram para a importância da brincadeira e do lúdico na aprendizagem efetiva dos educandos, tanto nas atividades remotas, presenciais e/ou híbridas, favorecendo, assim, o desenvolvimento dos discentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Verônica Pessoa da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Pandemia da COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.title | A Importância da ludicidade no ensino remoto: reflexões sobre uma vivência no Programa da Residência Pedagógica na UEPB-CAMPUS III | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elizonda Meireles de Lima | PDF - Elizonda Meireles de Lima | 611.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 90.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.