Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Cícero Felipe Pereira de-
dc.date.accessioned2022-03-26T19:55:57Z-
dc.date.available2022-03-26T19:55:57Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26116-
dc.descriptionOLIVEIRA, C. F. P. Os povos indígenas no livro didático: traçando percursos no ensino de história. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractOs povos indígenas no Brasil precisam ser reconhecidos pela sua importância para a história social, cultural, política do povo brasileiro. Este artigo tem por proposta discutir sobre os povos indígenas no livro didático de História, observando como este material didático e pedagógico trata sobre estes povos, sua história e cultura. Nossa proposta é refletir como o livro didático, enquanto material de ensino e estudo na educação escolar, representa os povos indígenas. Para empreender nossa discussão no campo do ensino de História, buscamos como recurso teórico para reflexão, os estudos desenvolvidos por Edson Helly Silva (2016), Maria Circe Fernandes Bittencourt (2013), Daniel Munduruku (2012), que estabelecem uma linha teórica em relação aos povos indígenas, ressaltando os valores sociais e culturais para a construção do ensino didático. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico e documental, em que partimos de textos teóricos sobre a temática e, como fontes de pesquisa, trabalhamos a partir do livro didático, na coleção Ser protagonista e a lei 11.645 de 2008. Ressaltamos a importância de pesquisas no campo do ensino de História voltadas em torno da inclusão dos povos indígenas na educação, sobretudo, como estes grupos étnicos são tratados no material didático. Este estudo nos propiciou compreender como o livro didático faz alusão a estes povos e suas histórias e a importância de desconstruir preconceito e discriminação em relação a estes grupos sociais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectIndígenapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleOs povos indígenas no livro didático: traçando percursos no ensino de históriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero Felipe Pereira de Oliveira.pdfPDF - Cícero Felipe Pereira de Oliveira811.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito - TCC.pdfPDF - Termo de Depósito106.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.