Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2612
Título: O blog como recurso didático no ensino da geografia
Autor(es): Nóbrega, Lenoisa Maria Muniz Figueiredo
Palavras-chave: Geografia – Ensino
Aprendizagem
Tecnologia da Informação
Data do documento: 3-Dez-2013
Resumo: Este artigo é fruto das preocupações a respeito da inclusão tecnológica nas escolas, tendo em vista as dificuldades existentes nas mesmas. Objetiva verificar a percepção dos professores de geografia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profa. Obdúlia Dantas, localizada no município de Catolé do Rocha-PB, sobre a utilização das novas tecnologias, mais especificamente o blog, enquanto instrumento didático-pedagógico no ensino dessa disciplina. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, descritiva, que possibilitou identificar e descrever elementos necessários para transmissão e assimilação ativa de conhecimentos tecnológicos, cujos resultados se mostram incipientes, haja vista a negação dos educadores em participarem da pesquisa. Apropriamo-nos da tecnologia, incorporando-a em nosso dia a dia e utilizando-a efetivamente na concretização dos objetivos educacionais, pois a ascensão tecnológica modifica algumas dimensões da inter-relação com a realidade, preparando-nos para a utilização significativa desse recurso que em muito contribui para a solução de problemas, auxiliando também às propostas pedagógicas disponibilizadas no computador, na Internet e nos blogs. A criação de painéis, textos escritos, desenhos e apresentações multimídia são outras formas de registro e divulgação de trabalhos desenvolvidos através desse aparato tecnológico. A multiplicidade de meios que podem ser utilizados na sala de aula estimula o desenvolvimento do domínio de diferentes linguagens. Para isso, devemos conhecer as características específicas dos blogs na Internet, que permitem não só divulgar a produção dos educandos - tornando-a acessível a todos e em qualquer lugar do mundo – como também possibilita a interatividade e a troca de experiências, mais do que qualquer outro meio de comunicação.
Descrição: NÓBREGA, Lenoisa Maria Muniz Figueiredo. O blog como recurso didático no ensino da geografia. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2612
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lenoisa Maria Muniz Figueiredo Nóbrega.pdfLenoisa Maria Muniz Figueiredo Nóbrega308.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.