Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26140
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Wanderson Ramon Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T10:50:07Z | - |
dc.date.available | 2022-03-28T10:50:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26140 | - |
dc.description | ANDRADE, Wanderson Ramon Barbosa. Mensuração da colaboração na educação interprofissional entre docentes da UEPB. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A EIP ocorre quando duas ou mais profissões aprendem com, de e sobre cada uma delas para melhorar a colaboração e qualidade da assistência nos serviços de saúde, sendo colocada como modelo para superar o frágil sistema assistencial existente nos serviços de saúde, buscando discutir as exigências contemporâneas de modernização dos sistemas de saúde e as complexas necessidades de saúde da população brasileira. Confronta-se, assim, com o desafio de repensar os currículos e as práticas educacionais, com a integração teórico-prática, construída de maneira interprofissional. Entretanto, a EIP encontra resistências na prática docente, sendo justificada pela resistência na mudança das práticas hegemônicas e tradicionais, mas também porque é necessário que se mantenha o aprendizado de conhecimentos e habilidades específicas de cada profissão. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo a mensuração da colaboração interprofissional de docentes que atuam na área de saúde coletiva, no Campus I da UEPB. Tratou-se de um estudo transversal, exploratório, descritivo e inferencial, com abordagem quantitativa pelo qual se utilizou o instrumento AITCS-E para mensuração da parceria, cooperação e coordenação e da colaboração propriamente dita. Os resultados foram analisados dentro dos intervalos de score propostos pelos idealizadores do instrumento, pelo qual se observou que a amostra analisada caminha em direção à prática colaborativa, isto é, apresenta uma propensão ao desenvolvimento de relações respeitosas, trabalho em equipe, valorização dos diversos pontos de vista e compartilhamento do trabalho de forma equitativa para alcançar objetivos comuns, favorecendo o desenvolvimento de inciativas interprofissionais na instituição. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Renata Cardoso Rocha Madruga | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Interprofissionalidade | pt_BR |
dc.subject | Práticas interdisciplinares | pt_BR |
dc.subject | Prática colaborativa | pt_BR |
dc.title | Mensuração da colaboração na educação interprofissional entre docentes da UEPB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 10 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Wanderson Ramon Barbosa Andrade.pdf | PDF - Wanderson Ramon Barbosa Andrade | 2.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 217.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.