Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Caio Matheus de-
dc.date.accessioned2022-03-29T20:53:14Z-
dc.date.available2022-03-29T20:53:14Z-
dc.date.issued2022-03-16-
dc.identifier.otherCDD 657-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26159-
dc.descriptionMEDEIROS, Caio Matheus de. Um estudo sobre a produção científica divulgada nos eventos e periódicos em contabilidade no Brasil. 2022. 30 p. trabalho de conclusão de curso (ciências contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo analisa as características das produções científicas relacionadas ao ensino e pesquisa em contabilidade no Brasil, destacando os temas mais pertinentes e sua relevância para a evolução da ciência contábil. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, por meio do banco de dados disponíveis nos eventos em contabilidade (ANPCONT, Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, Congresso USP de Iniciação Científica e ENAPAND), classificados como “A” sob avaliação da CAPES, bem como, os Periódicos com classificação “B1” a “B3”. Neste sentido, buscou identificar neste trabalho o estado da arte à luz da ciência contábil sobre pesquisa e ensino, no período de onze anos. O perfil da produção acadêmica em ensino desenvolveu-se nos temas de desempenho acadêmico, percepção dos alunos do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis, Exame de Suficiência, Ensino de Contabilidade, História da Contabilidade, Competências Acadêmicas, Teoria da Contabilidade, Profissão Contábil, Curso de Contabilidade, Estilos de Aprendizagem, Estrutura Curricular e PBL. Os temas abordados em pesquisa contábil foram: Contabilidade Gerencial, Governança Corporativa, Avaliação de Desempenho, Auditoria, Controladoria, Orçamento, Gestão de Custos, Contabilidade Gerencial, Periódico Científico e Custos. Os resultados evidenciaram que os eventos e periódicos que receberam mais publicações nos últimos 10 anos sobre a temática estudada foram: ANPCONT (29,71% em ensino e 31,53% em pesquisa) e a Revista Educação e Pesquisa em Contabilidade (22,68% em ensino e 14,78% em pesquisa). A maioria dos estudos publicadas utilizaram a abordagem quantitativa, tanto nas revistas (48,45% em ensino e 35,65% em pesquisa) quanto nos periódicos (46,42% em ensino e 29,06% em pesquisa). Os instrumentos de coleta de dados mais frequentes nos periódicos foram: Levantamentos/Surveys (32,30%) e Pesquisas Bibliométricas (23,91%), no ensino e pesquisa, respectivamente, enquanto nos congressos a coleta de dados foi balizada pelo Levantamento/Survey e pelos Questionários ambos com 32,63% no ensino, e nos periódicos a mais enfatizada foi a Bibliométrica/Sociométrica (28,08%).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Ma. Kaline Di Pace Nunes Coorientadora: Profª. Ma. Janayna Rodrigues De Morais Luzpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPesquisa em Contabilidadept_BR
dc.subjectEnsino em Contabilidadept_BR
dc.subjectProdução Científicapt_BR
dc.subjectEvento em Contabilidadept_BR
dc.titleUm estudo sobre a produção científica divulgada nos eventos e periódicos em contabilidade no Brasilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - CAIO MATHEUS DE MEDEIROS.pdfPDF - Caio Matheus de Medeiros1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTermo de depósito332.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.