Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26203
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Claudeci Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T17:46:43Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T17:46:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26203 | - |
dc.description | SOARES, C. S. Relação entre língua e cultura: a abordagem intercultural no ensino da língua espanhola. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga o Ensino de Língua Espanhola (ELE)1 sob uma perspectiva intercultural. Dessa forma, nossas considerações partem das vivencias nos estágios supervisionados de observação e intervenção no nível de Ensino Fundamental, por meio do Projeto de Extensão “Espanhol para a comunidade”, ambos desenvolvidos na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus VI. À vista disso, nosso objetivo geral é analisar quais são as contribuições da Interculturalidade para o ELE, além disso, nossos objetivos específicos comtemplam a relação entre língua e cultura, demonstrando como a Interculturalidade contribui para o ELE, e, por último, identifica-se, a partir de experiências dos estágios supervisionados, a abordagem intercultural no ELE. Partindo deste raciocínio, nossa discussão ressalta a importância da inclusão social, cultural e linguística dentro e fora da escola, pois, defendemos que a partir do convívio com outras culturas, por meio de um novo idioma, os estudantes usufruem da oportunidade de romperem (pre)conceitos formando, assim, cidadanias mais generosas. Vale ressaltar, que este estudo possue caráter bibliográfico; e experiências de estágios supervisionados, sendo fundamentado, principalmente nos seguintes autores: Bakhtin (2006), Brasil (1998), Candau (2008), Coelho (2013), Texeira (2020), Unternbäumen (2015). Portanto, a Interculturalidade no processo de ensino/aprendizagem de ELE é considerada uma importante ferramenta, capaz de construir uma relação entre os discentes e o mundo, possibilitando, dessa maneira, uma convivência que respeita as diferenças, contribuindo para transformar o ensino/aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Ma. Maria da Conceição Almeida Teixeira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Língua Espanhola (ELE) | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado (Curso de Letras Espanhol) | pt_BR |
dc.title | Relação entre língua e cultura: a abordagem intercultural no ensino da língua espanhola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Claudeci Silva Soares.pdf | PDF - Claudeci Silva Soares | 1.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 643.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.