Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2620
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nunes Neto, Heronildes | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-03T19:39:59Z | - |
dc.date.available | 2013-12-03T19:39:59Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2620 | - |
dc.description | NUNES NETO, Heronildes. O semi-árido nordestino: um estudo sobre a abordagem do livros didático e suas repercurssões no ensino de geografia. 2012. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com as transformações ultrapassadas nos últimos tempos pela Geografia, a realidade mostra a face didática inovada pela educação ambiental, que alicerça pela construção do conhecimento a partir da prática regional e do laboratório real, ou seja, a utilização do lugar em que se vive como meio de aprendizagem, dos conteúdos específicos, e com interdisciplinaridade, construindo faces a sub-temas que são úteis no desenvolvimento de um aprendizado crítico sobre o meio vivido e com isso, surge a prática da educação ambiental. Os livros didáticos recém formulados e que estão sendo utilizados atualmente no ensino da Geografia, já trazem em seu conteúdo programado essas realidades, regionais, os quais tratam de sub-temas relacionados ao meio ambiente, problemáticas e conseqüências entre o ser humano, suas ações e as consequências. Dentre estes conteúdos, especificamente o Semi-Árido do nordeste brasileiro, que é abordado desde suas características geomorfológicas e climáticas, até politizar socialmente a realidade do “ser humano” que ali vive, é esse contexto social dos desafios enfrentados impostos pela realidade natural deste espaço, a abordagem deste artigo reflete como tem sido trabalhado esse tema no ensino da geografia, a partir do conteúdo dos livros didáticos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciano Vieira Dutra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Semi-árido | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | O semi-árido nordestino: um estudo sobre a abordagem do livros didático e suas repercurssões no ensino de geografia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Heronildes Nunes Neto.pdf | Heronildes Nunes | 511.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.