Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2621
Título: Águas no semi-árido: uma questão climática e humana
Autor(es): Souza, Edvan Serafim
Palavras-chave: Água
Semi-árido
Escassez da Água
Data do documento: 3-Dez-2013
Resumo: Este trabalho procura trazer uma breve revisão da questão hídrica no semi-árido nordestino que sofre devido à escassez da água resultado de diversos fatores principalmente em razão das variações climáticas e da ação do homem ao longo dos tempos. Vivemos a problemática da questão climática em todo o mundo, isso tem sido pesquisado por cientistas e debatido em fóruns internacionais como na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ECO 92) no Rio de Janeiro na década de 90, onde vários países se comprometerem a cumprir uma agenda onde estabeleceria um meio de preservar e posteriormente recuperar o meio ambiente através de políticas públicas. Através de obras de alguns autores já publicadas sobre o assunto, realizou-se uma rápida pesquisa enfocando a disponibilidade das águas, sua escassez, causas dessa escassez e projetos realizados pelo Governo Federal contra essas secas que ocorrem, sobretudo no período de setembro a março em na região fato este que proporcionam sérios problemas a população inserida nesse território geográfico. Percebemos que existem projetos que trouxe inúmeros benefícios às populações carentes do semiárido como o projeto um milhão de cisternas onde por meio da construção de cisternas de placas auxiliado por um sistema de calhas que permite captar águas dos telhados das casas e que logo são encaminhadas através de tubos aos reservatórios, podendo assim, as famílias usufruírem uma água potável para as suas necessidades básicas. O objetivo principal deste artigo é trazer uma discussão relativa ao gerenciamento das reservas hídricas da região semi-árida e da questão ambiental que é um dos maiores desafios para as políticas publicas, das organizações da sociedade civil, ambientalistas e diversas associações (rurais, urbanas, comunitárias, sindicais) que buscam soluções para amenizar as situações da falta da água assim como melhores condições de vida para as comunidades existentes na área afetada pela seca.
Descrição: SOUZA, Edvan Serafim. Águas no semi-árido: uma questão climática e humana. 2011. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2621
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edvan Serafim Souza.pdfEdvan Serafim Souza541.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.