Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraujo, Hugo Benicio-
dc.date.accessioned2022-04-05T13:34:10Z-
dc.date.available2022-04-05T13:34:10Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26224-
dc.descriptionARAUJO, Hugo Benicio. O ensino de Química na perspectiva inclusiva: Uma análise de dissertações de membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação especial na Perspectiva Inclusiva - GEPEEPI. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA inclusão do deficiente visual é um tema que vem sendo discutido durante muito tempo perante a sociedade, mas quando paramos para observar o deficiente visual na sociedade não enxergamos a pessoa cega incluída, no ensino de química por sua vez não é diferente. Com isso o presente trabalho faz uma análise bibliográfica com o objetivo de investigar práticas inclusivas e dificuldade no processo de inclusão dos deficientes visuais encontradas em dissertações de membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva - GEPEEPI, onde foi feita uma pesquisa de cinco dissertações sobre o tema inclusão de deficientes visuais no ensino de química. Os resultados retratam aspectos que precisam e podem ser melhorados tais como: práticas de ledores nas aulas de química e uso de materiais adaptados, onde as dissertações indicam possibilidades de resolver alguns problema Como o uso de materiais adaptados para auxílio de ensino de química para o deficiente visual assim como práticas mais usuais como a de ledores. Também aponta a formação inicial e continuada como um meio de conseguir a inclusão do DV, mas concluímos que a prática isolada de apenas uma das citadas anteriormente não consegue por si só incluir o deficiente visual, mas o conjunto de todas elas pode sim incluir o aluno cego no ensino de química com êxito.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofrept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPerspectiva inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleO ensino de Química na perspectiva inclusiva: Uma análise de dissertações de membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva - GEPEEPIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hugo Benicio AraújoPDF - Hugo Benicio Araújo404.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito47.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.